Cristovam Buarque é o único parlamentar do DF premiado pelo Congresso em Foco

Por Sandro Gianelli

Congresso em Foco

A edição 2018 do Prêmio Congresso em Foco reconheceu o trabalho de cerca de 50 parlamentares. A entrega da premiação aconteceu na última segunda-feira (13). O evento está na 11ª edição. Entre os presidenciáveis, destaque para Álvaro Dias (Podemos-PR) e Ana Amélia (PP-RS), que é vice de Alckmin.

Bem na fita

O senador Cristovam Buarque (PPS) esteve entre os senadores mais bem avaliados pelos jornalistas no Prêmio Congresso em Foco. O parlamentar foi o único representante do DF que recebeu premiação no evento.

Diálogo com presidenciáveis

A União Nacional de entidades do Comércio e Serviços reuniu os principais candidatos a Presidência da República em Brasília. O encontro ocorreu no Brasil 21, nesta terça-feira (14). Estiveram presentes Álvaro Dias, Ciro Gomes (PDT) e Henrique Meireles (MDB) na parte da manhã. Fernando Haddad (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB) à tarde.

Defesa da mulher

O Governo do Distrito Federal está proibido de contratar, apoiar, financiar ou contribuir com qualquer tipo de recurso para eventos ou artistas cujas músicas, danças ou coreografias atentem contra a dignidade da mulher.

Valorização da mulher

A Lei nº 6.212/2018 é de autoria da deputada distrital Luzia de Paula. A parlamentar não é contra o trabalho de nenhum artista, mas entende que o dinheiro público deve ser usado para valorizar a mulher e não para desrespeitá-la.

“O artista é livre para pensar, sentir, e transformar o seu pensamento e sentimento em obra de arte. Por outro lado, cabe ao Poder Público proteger a sociedade; nesse caso específico proteger a mulher”.

Luzia de Paula, deputada distrital.

Triste estatística

Em 2018, de janeiro a julho, foram registrados 7.169 casos de violência contra a mulher no DF, entre eles 16 feminicídios, sem contar que os casos de estupro passaram de 803 em 2016 para 1.039 em 2017, um aumento de 29%, conforme dados da Secretaria de Segurança.

PO fora das eleições

O ex-governador Paulo Octávio (PP) desistiu de se candidatar nas eleições de 2018. Em seu lugar entra o empresário Hélio Queiroz (PP). Hélio era primeiro suplente na chapa e assume a responsabilidade de disputar o Senado com o apoio de Paulo Octávio.

Tá falado

O ex-secretário de segurança pública e da paz social do DF, Arthur Trindade, afirmou que “no Distrito Federal, o secretário de Segurança é a rainha da Inglaterra”. Márcia de Alencar, sucedeu Trindade e afirmou que “não seria o Rei Arthur”. As frases de efeito mostravam o cansaço de um e a vontade de fazer do outro.

Corporativismo

A questão principal é que em vários Estados do Brasil, o Secretário de Segurança Pública tem voz de comando. No DF, o secretário está no mesmo nível dos comandantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e do Comando da Polícia Civil. Um ex-secretário afirmou para a Coluna que a formatação da Secretaria de Segurança do DF é o maior exemplo de corporativismo do Brasil.

* A Coluna é escrita por Sandro Gianelli e publicada de segunda a sexta no Portal Conectado ao Poder, no Jornal Alô Brasília e no Portal Alô Brasília.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui