Especialistas alertam sobre cuidados durante o home office

Da redação

Especialistas dão dicas para combater o estresse no trabalho remoto durante a pandemia do novo coronavírus

Em entrevista ao Programa Conectado ao Poder, da TV União, o massoterapeuta e esteticista Ederson Nunes e a instrutora de Pilates e acupunturista Márcia Arruda deram valiosas dicas para quem está em trabalho remoto, conhecido como home office, por conta do isolamento social necessário durante a pandemia do novo coronavírus.

De acordo com Ederson, quando a pessoa trabalha em casa, não se levanta, não se alonga e, geralmente, bebe menos água. “Tem várias comidas perto, o café e não usa a garrafa de água. Isso é um perigo”, enfatiza o massoterapeuta. “O profissional não faz pausas, emenda longas horas sem parar e só percebe que trabalhou demais, quando começa a sentir dores, seja de cabeça ou sejam posturais, entre outras”, alerta.

Segundo o especialista, é preciso ficar atento aos cinco estágios do estresse: “O primeiro é quando o olho começa a tremer sozinho, pois é uma questão neurológica. Depois é alguma parte do corpo que treme, os espasmos. Em seguida, há o cansaço mental, com os esquecimentos. O quarto ponto são as perdas, como cabelo, unha, coloração da pele e afins. Último é o corpo pesado, suscetível a doenças e dores na região peitoral por conta da pressão arterial”, descreve.

Ederson diz que “quando há um pico de estresse muito alto, a pessoa acaba jogando para fora de alguma forma: ou explode ou vira doença (se armazenada)”. Conforme orienta, a recomendação é extravasar de alguma forma. “A massoterapia e as atividades físicas são excelentes para isso”.

Para a acupunturista Márcia Arruda, trabalhar em casa exige disciplina. “Tem que se arrumar como se fosse para o serviço e deixar um espaço reservado para o desempenho das funções”, destaca. “Não é sentar no sofá de pijama, pois você vai acabar misturando a vida pessoal com profissional e isso pode ter consequências psicológicas”, alerta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui