“Licitação é o procedimento em que vence o pior”, diz especialista

Da redação

Para o advogado Wederson Siqueira esse processo acaba punindo os partidos

Em entrevista ao Programa Conectado ao Poder, da TV União, o advogado Wederson Siqueira é enfático ao dizer que “a licitação é o procedimento em que vence o pior”. De acordo com o especialista em direito eleitoral, isso prejudica diretamente os partidos políticos.

“Numa licitação busca-se o preço mais baixo, mas para isso, os participantes precisam, geralmente, oferecer o pior material, com o pior produto e a pior qualidade. É isso”, resume Siqueira.

Para ele, a licitação pode gerar um problema muito maior. “Se, em um processo político, o partido quer algo de melhor qualidade, ele pode acabar incorrendo em uma contratação com sobrepreço. Isso vai para a prestação de contas e a legenda acaba sendo punida”, explica.

Dessa forma, os partidos acabam sendo obrigados a depositarem os recursos direto para o candidato. Para baratear, o ideal seria, um exemplo, licitar todo o material gráfico do partido. Assim, em grande quantidade, o partido conseguiria preços mais em conta. Porém, no entendimento da justiça, o partido não pode agir dessa forma, tendo que passar os recursos direto para os candidatos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui