Definições | No Turismo, Cristiano Araújo; no Esporte, Júlio César; na Adasa, Rogério Rosso

Da redação do Conectado ao Poder

Apesar de novos nomes aparecerem, Ibaneis também tem deixado atuais nomes do governo seguirem

Os ocupantes do segundo mandato de Ibaneis começam a se definir e, consequentemente, os pedidos aparecem, como os vindos do Republicanos, que negocia o comando de outras pastas, como as secretarias de Família, Ciência e Tecnologia e Juventude.

Nos alinhamentos, Ibaneis começou a anunciar novos nomes. A partir de 2023, o ex-deputado distrital Cristiano Araújo assumirá o cargo de secretário de Turismo e irá, de acordo com o mesmo, se cercar de técnicos experientes para a área, com o objetivo de que o DF consiga crescer cada vez mais no ramo.

O deputado federal Júlio César foi o escolhido para o cargo de secretário de Esportes, onde já esteve entre 2012 e 2014, revolucionando o esporte do DF. Júlio fala de seus anseios. “Recebo com muita honra essa nova missão e vou assumi-la com responsabilidade. Vamos trabalhar com seriedade e compromisso para levar o esporte do DF ao mais alto lugar do pódio”, expressou.

Júlio foi reeleito para outro mandato na Câmara dos Deputados, mas com a responsabilidade da Secretaria, a vaga ficará com o suplente Paulo Fernando.

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) é outro órgão que terá um conhecido nome. Rogério Rosso, que foi governador do DF em 2010 e deputado federal, foi confirmado, na terça-feira (13), pelo Plenário da Câmara Legislativa, para a diretoria da Agência Reguladora e exercerá um mandato de cinco anos. A indicação de Rosso foi aprovada com 17 votos favoráveis contra duas abstenções.

Apesar de novas personalidades formarem força com Ibaneis, alguns integrantes da atual gestão permanecem no próximo governo. Paco Britto, atual vice-governador, assume a Secretaria de Relações Internacionais, Ney Ferraz permanece secretário de Planejamento, José Humberto Pires, de Governo, Gustavo Rocha, da Casa Civil e Wellington Moraes, de comunicação.

O comando da Secretaria de Saúde continua por Lucilene Florêncio e o setor educacional segue nas mãos da secretária Hélvia Paranaguá. Na cultura, Bartolomeu Rodrigues se mantém e Mateus Oliveira, atual secretário de Habitação, também segue com os trabalhos. 

Marcela Passamani voltou ao cargo de secretária de Justiça e Cidadania, no final de novembro, do qual tinha se afastado para se candidatar a deputada federal pelo PL. Passamani deve seguir, do mesmo modo, no segundo governo de Ibaneis. Com esses nomes, o governador tem priorizado antigos aliados.