Início Distrito Federal Delegações de sete países africanos visitam CRAS do DF para troca de...

Delegações de sete países africanos visitam CRAS do DF para troca de experiências

- Publicidade -


Da redação

Representantes de sete países africanos visitaram, nesta quinta-feira (26/02), os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do Guará, Núcleo Bandeirante e Taguatinga, no Distrito Federal. A atividade integra agenda promovida entre os dias 23 e 27 de fevereiro pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em parceria com o Banco Mundial.

As delegações de Gabão, Gâmbia, Guiné, Maláui, Mali, Moçambique e Marrocos acompanharam de perto o modelo brasileiro de atendimento social. “Já víamos em livros, revistas, redes sociais os avanços da proteção social no Brasil, mas agora viemos ver de perto e achamos uma experiência bastante boa”, afirmou Gloria Siaca, diretora-geral do Instituto Nacional de Ação Social (Inas) de Moçambique, durante visita ao CRAS de Taguatinga.

Para Gloria, o cadastro único brasileiro servirá de inspiração para melhorias em Moçambique. “Daqui vamos levar iniciativas que podemos melhorar no nosso sistema em Moçambique”, afirmou.

No encontro, assistentes sociais apresentaram o modelo de gestão, a equipe, o fluxo de atendimento e as formas de acesso aos serviços. “É importante dar visibilidade para a execução do serviço, de como é feito e instituído o trabalho social com as famílias”, destacou Karine Cardoso, assistente social do CRAS de Taguatinga. Anna Carolina Machado, analista do MDS, ressaltou a importância do contato com a realidade das regiões do Distrito Federal.

À tarde, ocorreu sessão especial sobre a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, com Renato Godinho, que apresentou oportunidades de cooperação internacional. As atividades seguem até sexta-feira (27/02), com cada país apresentando seus desafios e experiências em políticas sociais.