Evento contou com a presença de mais de 400 pessoas; população pede urgência nas obras
O deputado distrital Pepa (PP) promoveu, na noite de ontem (24), uma Audiência Pública em Planaltina para discutir a implantação da terceira faixa e da ciclovia na Rodovia BR-020, em trecho que liga as cidades de Planaltina e Sobradinho. O evento reuniu moradores, líderes comunitários, especialistas em trânsito e gestores públicos, visando encontrar soluções para os problemas de tráfego na região.
A BR-020 é uma das principais vias de acesso ao Distrito Federal e tem apresentando um intenso aumento no fluxo de veículos nos últimos anos. O trecho em questão, que liga as Regiões Administrativas Planaltina e Sobradinho, é especialmente crítico, com congestionamentos frequentes e riscos à segurança dos usuários.
Diante desse cenário, o deputado Pepa, que representa a região norte na Câmara Legislativa do Distrito Federal, considerou fundamental a realização de uma Audiência Pública externa, às margens da BR-020, para ouvir as demandas da população e debater o tema. O deputado, em seu discurso, afirmou que sempre leva o assunto para reuniões com o governador do DF, Ibaneis Rocha. “Todas as vezes que eu me encontrar com o governador, vai ser para buscar melhorias para a região norte”, declarou o parlamentar.
Durante a audiência, foram apresentados dados estatísticos sobre o volume de veículos que trafegam na BR-020 e os impactos causados pelo congestionamento na vida dos moradores e no desenvolvimento econômico da região. “Eu sei como é ficar cerca de duas a três horas dentro de um ônibus para chegar em casa, o trânsito é muito pesado”, relata Clarissa Araújo, moradora de Planaltina.
Wilson Valter, líder comunitário, destaca os problemas na rodovia. Wilson afirma que já gastou aproximadamente uma hora no trânsito para ir de Planaltina a Sobradinho. “Um dos problemas é a falta de sinalização, o que atrasa o trabalhador”, disse.
Esses impactos são refletidos em serviços essenciais para a população. O Major do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, Eduardo Assis, explica que os congestionamentos dificultam o acesso e que a criação da faixa de rolamento vai facilitar a assistência dos bombeiros. “Entendo o quanto isso vai influenciar positivamente nos nossos atendimentos”, afirmou Eduardo.
O Chefe de Gabinete do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), Fábio Cardoso, acredita que a implantação da terceira faixa e ciclovia trará mais qualidade de vida, especialmente para os ciclistas, que utilizam o acostamento e, às vezes, a faixa de rolamento, acarretando riscos. “Acredito que está tudo viabilizado para que a obra aconteça e que traga todas essas melhorias para a população”, afirmou Fábio.
O presidente da Associação de Ciclistas, Eduardo Guimarães, enfatizou os riscos para quem se desloca de bicicleta. “Perdemos muitos ciclistas na BR-020, por conta da falta de ciclovia”, lamentou. “Nossa luta é para que esse projeto saia do papel”, reforçou Eduardo.
A Audiência Pública foi encerrada com otimismo entre os participantes. A discussão aberta com o envolvimento de diferentes setores da sociedade é fundamental para encontrar soluções efetivas. “Estamos empenhados em transformar esse projeto em realidade”, reiterou Pepa.