Deputado Rafael Prudente defende inclusão de inteligência artificial nas escolas

- Publicidade -

Da redação do Conectado ao Poder

Parlamentar afirma que conhecimento sobre IA é essencial para preparar crianças para o futuro e acompanhar a evolução tecnológica

Durante entrevista concedida à rádio Atividade FM, o deputado federal Rafael Prudente (MDB-DF) destacou a importância da inserção da inteligência artificial no currículo das escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio. Segundo ele, a iniciativa é fundamental para garantir que os estudantes estejam preparados para os desafios do futuro. “Mais do que querer acompanhar a China, é preciso acompanhar a evolução. A inteligência artificial é o futuro”, afirmou o deputado.

Prudente aproveitou a oportunidade para contextualizar a proposta com ações já em curso no Distrito Federal. Ele citou investimentos destinados à cidade Estrutural, onde visitou recentemente um projeto social com aulas de esportes, jiu-jitsu, informática e computação. “Naquele local, a gente já começa a preparar as crianças com ferramentas que ampliam as perspectivas de futuro”, disse.

O parlamentar ressaltou que a inteligência artificial já faz parte da rotina de diversos setores, inclusive do Judiciário. “O Tribunal de Justiça, por exemplo, já utiliza a inteligência artificial para desenvolver peças internas e analisar proposições. Claro que o juiz faz o seu juízo de valor, mas o sistema já faz comparações com a legislação vigente”, explicou.

Rafael Prudente também mencionou situações cotidianas em que a IA tem sido usada como ferramenta de consulta, seja na área da saúde, seja no acesso à informação jurídica. “As pessoas consultam a IA para tudo. Seja na farmácia, no Google ou em aplicativos. Isso acontece também com os médicos, advogados e tantos outros profissionais”, comentou.

Para o deputado, mais do que uma inovação, a inclusão da inteligência artificial na educação é uma necessidade. “Tem gente que já usa a IA como se fosse uma melhor amiga, alguém que sabe tudo. Então, por que não ensinar isso direito às nossas crianças desde cedo?”, questionou. A proposta defendida por Prudente se soma a uma série de iniciativas que visam aproximar a educação das transformações tecnológicas em curso no mundo. “Estamos vivendo uma revolução, e ela passa pelo conhecimento. A escola precisa acompanhar isso”, finalizou.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui