Da redação do Conectado ao Poder
Iniciativa visa identificar alunos em risco de abandono e garantir maior permanência nas escolas públicas do Distrito Federal
O deputado distrital Wellington Luiz apresentou um projeto de lei na Câmara Legislativa do Distrito Federal para combater a evasão escolar no ensino médio da rede pública. A proposta, chamada “Aluno Presente”, busca evitar o abandono dos estudos, especialmente entre estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
O projeto prevê a identificação de alunos que estão sob risco de evasão e o desenvolvimento de estratégias comportamentais que incentivem a continuidade nos estudos. Manter os alunos em sala de aula e garantir sua formação é um dos principais desafios da educação pública, e a iniciativa busca enfrentar esse problema de forma proativa.
Entre as principais ações previstas no projeto estão o apoio direto às famílias, a oferta de suporte psicossocial e a criação de programas que incentivem a permanência dos jovens nas escolas, assegurando melhores condições para que possam concluir sua trajetória escolar.