Da redação do Conectado ao Poder
Cadastramento visa organizar interessados para possível regularização futura, caso o decreto que proíbe a atividade seja revogado
O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) abriu nesta terça-feira (3) um pré-cadastro para ambulantes que desejam trabalhar no Eixão do Lazer, espaço aberto para atividades de lazer aos domingos e feriados. Embora o cadastramento esteja disponível, a comercialização de produtos continua proibida pelo Decreto nº 40.877, de 2020, que impede a concessão de autorizações para vendedores ambulantes no local.
O pré-cadastro tem como objetivo mapear os interessados e diagnosticar a demanda de trabalhadores, preparando uma possível regularização caso o decreto seja revogado. Neste momento, apenas serviços como aluguel de patinetes, bicicletas e brinquedos infantis estão autorizados. Interessados em apresentações musicais também podem solicitar autorização no site do DER-DF http://www.der.df.gov.br/ .
Desde maio, o DER-DF intensificou as fiscalizações no Eixão do Lazer para organizar as atividades e garantir o bem-estar dos frequentadores e dos moradores das áreas vizinhas. Reclamações como som alto, sujeira e desordem são recorrentes entre os residentes, o que motivou as ações.
O Eixão do Lazer é uma das principais áreas de lazer de Brasília, onde, aos domingos e feriados nacionais, a via expressa Eixão é fechada para veículos, oferecendo um espaço livre para atividades como caminhadas, ciclismo e esportes ao ar livre, atraindo milhares de pessoas semanalmente.