Da redação do Conectado ao Poder
Interessados têm até o dia 18 de outubro para se inscrever no Programa Habilitação Social, que disponibiliza cinco mil vagas no Distrito Federal
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) abriu, nesta quarta-feira (18), as inscrições para o Programa Habilitação Social, que oferece a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a pessoas de baixa renda. O programa também inclui serviços como adição e alteração de categorias. As inscrições seguem até o dia 18 de outubro, e os interessados devem estar cadastrados no Cadastro Único (CadÚnico), que reúne beneficiários de programas sociais do governo federal.
Ao todo, são cinco mil vagas disponíveis, sendo três mil para a modalidade “Cidadão Habilitado” e duas mil para “Estudante Habilitado”. Entre os requisitos para se candidatar, é necessário que os estudantes tenham entre 18 e 25 anos e que estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Médio em escolas públicas. Além disso, 10% das vagas são reservadas para pessoas com deficiência, e 40% para beneficiários indicados pelas secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes) e de Justiça e Cidadania (Sejus).
As inscrições são feitas exclusivamente pelo Portal de Serviços do Detran-DF. Após a homologação, as secretarias Sedes e Sejus farão a seleção e classificação dos candidatos. A lista dos aprovados será divulgada posteriormente no mesmo portal, e os selecionados terão até 30 dias para abrir o processo no Registro Nacional de Condutores (Renach).
O lançamento do programa coincide com o início da Semana Nacional de Trânsito 2024, que tem como tema “Paz no trânsito começa por você”. A campanha busca conscientizar motoristas e pedestres sobre a importância da segurança e do respeito aos mais vulneráveis nas vias.