Início Distrito Federal Detran-DF mais próximo da população

Detran-DF mais próximo da população

Da redação

Zélio Maia, diretor do órgão, quer estar cada vez mais próximo da população

A diminuição do número de mortes no trânsito é consequência de todo um trabalho de conscientização que o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) tem realizado com a população.

O órgão tem feito ações em todos os sentidos e, mais recentemente, realizou um momento de escuta com a população e a operação sossego.

Escuta ativa

O diretor-geral do Detran-DF, Zélio Maia, tem feito visitas em várias regiões administrativas do DF, para entender quais são as demandas da população. O Setor de Oficinas Norte (SOF Norte), próximo à Água Mineral, recebeu Zélio na última quinta-feira (24). O líder comunitário, Vicente de Paulo Torres da Silva, pediu a construção de cinco quebra-molas, melhorias na sinalização vertical e horizontal das vias da cidade e a mudança no sentido do fluxo de uma rotatória.

Zélio explicou que o órgão não constrói quebra-molas, mas é responsável pela autorização e sinalização dos que são instalados nas vias urbanas. Sendo assim, orientou Vicente a formalizar os pedidos para que sejam encaminhados aos órgãos, de acordo com suas competências.

Para as sinalizações, será feita uma visita técnica por parte da equipe de Engenharia. A iniciativa de ouvir demandas tem um objetivo. “A minha intenção é conversar com a população e aproximar o Detran dos moradores. Nossas ações impactam diretamente na qualidade de vida deles”, pontuou Zélio.

Operação Sossego

“A Operação Sossego tem o objetivo de retirar de circulação as motocicletas com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, conduzir veículo nessas condições é infração grave e acarreta multa de R$ 195,23, cinco pontos na CNH e retenção do veículo para regularização”, pontua o Detran.

Sendo assim, a iniciativa passou pela região de Samambaia, na última quarta-feira (23), momento no qual foram autuados nove motociclistas por conduzir veículo com o escapamento irregular, três inabilitados, dois com a CNH vencida e 14 por infrações diversas.

Como se não bastasse o que foi visto, ainda foi pego um motorista dirigindo após beber. A ação contou com o apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Ações como essas, certamente, levam melhorias para a sociedade e conscientização, refletindo em resultados positivos já divulgados, fruto de um forte trabalho de Zélio.