Detran-DF revitaliza dezenas de faixas de pedestres todos os dias

Engenharia de trânsito intensifica a prestação de serviço para volta às aulas

A revitalização das faixas de pedestres é prioridade do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), não só por ser um símbolo da capital do Brasil, mas, também, por ser um instrumento para salvar vidas. Desde o início do ano, o Detran-DF avançou com tudo na prestação do serviço e, mesmo com as intervenções meteorológicas, ainda consegue revitalizar dezenas de faixas de pedestres todos os dias.

Hoje o Distrito Federal conta com 4.471 faixas de pedestres. Conforme mapeamento da Engenharia de Trânsito do Detran, a maioria ainda está bem conservada, mas algumas necessitam de revitalização. Aproveitando o período de férias escolares, o Governo do Distrito Federal, por meio do Detran-DF, deu prioridade ao serviço de pintura nas imediações das escolas. “Estamos atentos aos pontos mais críticos, mas dando prioridade às faixas próximas às escolas. Nesse período de volta às aulas é importante que a sinalização esteja perfeita para trazer mais segurança no trânsito para todos”, disse o diretor-geral do Detran-DF, Takane do Nascimento.

A diretora de Engenharia de Trânsito do Detran-DF, Marlúcia Lima Camello, revela que as equipes estão nas ruas todos os dias, mas que depende do clima para dar mais celeridade aos serviços. “Para a execução do serviço é preciso que o asfalto esteja seco. Então, por mais que temos todas as condições para atender a demanda, quando há chuva, precisamos dar uma pausa e aguardar o momento ideal, com condições técnicas adequadas à aplicabilidade do produto para obtermos a adesão certa”, disse.

Respeito à faixa de pedestre

O respeito à faixa de pedestre completa 27 anos em abril deste ano. O presente quem ganha são os moradores do Distrito Federal, com a queda de 66% no número de mortes de pedestres em faixas não semafóricas, em 2023, em relação ao ano de 2022: dois e seis óbitos, respectivamente. Os números revelam pedestres e motoristas mais atentos com relação à faixa de pedestre.

O Detran-DF atua todos os dias com ações educativas de trânsito, sempre dando ênfase no correto uso da faixa de pedestre. São blitzes educativas, palestras, teatro, música e material educativo onde a faixa é protagonista, até mesmo quando a pauta é álcool ao volante.

Além disso, o DF conta com aproximadamente 800 escolas, e mais de 180 faixas em frente a essas escolas já foram revitalizadas. Cinco equipes estão atualmente realizando as pinturas, mas na próxima semana esse número dobrará, com 10 equipes atuando nas ruas. A expectativa é revitalizar em média 100 faixas por dia, e se as condições climáticas permitirem, todas as faixas serão pintadas antes do início das aulas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui