Detran e CEB aceleram implantação do projeto Luz na Faixa

A direção-geral e técnicos discutem forma de otimizar tempo e dar maior celeridade à iluminação das faixas em Ceilândia e Plano Piloto

A direção-geral do Departamento de Trânsito do Distrito Federal se reuniu com membros da Companhia Energética de Brasília (CEB) e servidores da Diretoria de Engenharia para avaliar a implantação do projeto Luz na Faixa e retomar as ações para concluir, no menor tempo possível, a iluminação das faixas de pedestres de Ceilândia e Plano Piloto.

Lançado em maio de 2022, o projeto prevê a instalação de iluminação em 759 faixas de pedestres, sendo 425 no Plano Piloto e 334 na cidade de Ceilândia. Estas cidades foram escolhidas para iniciar o programa Luz na Faixa por serem aquelas que contém o maior número de faixas de pedestres dentre todas as regiões administrativas do Distrito Federal.

“Esse projeto é de extrema importância para a população. A iluminação vai garantir maior visibilidade para os pedestres, mesmo nas calçadas e áreas próximas à faixa, aumentando a percepção do condutor e trazendo mais segurança, tanto para o pedestre como para o motorista”, destaca o diretor-geral, Takane do Nascimento.

Até o momento, foram iluminadas 103 faixas na Ceilândia Norte e no P Sul, além de 28 faixas na Asa Sul. Os trabalhos agora se concentram em finalizar a iluminação das faixas em Ceilândia Sul, no Parque da Cidade e seus arredores, nos setores Bancário Sul e Norte e Comercial Sul e Norte.

Para dar maior celeridade à implantação, as equipes do Detran e da CEB farão o levantamento conjunto das faixas a serem iluminadas. A visita técnica aos lugares indicados de forma conjunta otimiza o tempo e permite finalizar de forma mais ágil a implantação do projeto na Ceilândia e no Plano Piloto.

Projeto

O programa original consiste na instalação de um poste de iluminação com 5m de altura, contendo uma luminária em LED de 120W, para as vias com até duas faixas de rolamento. Nas vias com mais de duas faixas de rolamento, serão instalados dois postes de 5m, sendo um em cada lado da via. Com isso, o local da faixa ficará destacado em relação ao restante da via, sendo mais uma forma de alertar o condutor sobre a necessidade de atenção dada à possibilidade de travessia de pedestres.

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