Detran retoma a capacidade plena de coleta biométrica

A expectativa é dobrar o número de atendimentos diários e zerar a demanda reprimida em duas ou três semanas

Desde essa segunda-feira (14), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal retomou 100% da capacidade de coleta biométrica realizada em todos os postos de atendimento. O objetivo é ampliar a oferta do serviço, saindo da média atual de 532 atendimentos diários para aproximadamente 1.200 vagas e, assim, zerar a demanda reprimida dentro de 15 a 20 dias, no máximo.

A coleta biométrica é obrigatória para a abertura de novos processos de habilitação, independente do tipo de categoria, para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A, AB, AC, AD, AE, C, D e E, além de todos os casos de transferência de habilitação de outras unidades da federação.  Atualmente, apenas o serviço de renovação de CNH na categoria B está isento da exigência de identificação por biometria.

Antes da suspensão dos serviços, o Detran realizava a coleta de dados biométricos de cerca de 1.200 cidadãos, por dia. Como as atividades de atendimento na autarquia ficaram suspensas por 72 dias e o retorno do serviço se deu com capacidade reduzida a 50% e, em algumas unidades, a 30% – devido à necessidade de cumprir medidas de contenção da pandemia de Covid-19 – estima-se que haja, atualmente, uma demanda reprimida em torno de 5 a 6 mil identificações biométricas a serem realizadas.

“Entendemos a necessidade e a importância desse serviço tanto para o usuário como para as clínicas credenciadas que prestam o serviço de renovação de CNH, mas não podíamos ser negligentes com a saúde da população e de nossos servidores. Por isso, fizemos tudo com muita cautela e responsabilidade, obedecendo a todos os protocolos de segurança estabelecidos pela Secretaria de Saúde. Agora, finalmente, vamos conseguir retomar a capacidade plena de coleta da biometria em nossas unidades e zerar a fila de espera por este atendimento nas próximas semanas”, destacou o diretor-geral do Detran, Zélio Maia.

Agendamento

Para agendar o serviço, o cidadão pode utilizar o site da autarquia (www.detran.df.gov.br) ou o aplicativo Detran Digital, escolhendo dia e horário para ser atendido no posto mais próximo de sua residência. A coleta de dados biométricos é realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Os atendimentos são agendados com espaçamento de tempo suficiente para não gerar aglomerações e, por isso, o cidadão precisa comparecer no horário agendado sem atrasos ou antecipações.

No dia e horário agendados, o cidadão deve comparecer ao local escolhido para a coleta da fotografia, das impressões digitais e da assinatura virtual, levando consigo documento de identificação pessoal, CPF e comprovante de endereço.

Por Zélia Ferreira
Fonte: Detran DF

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui