Início Distrito Federal Dezenove estados e DF têm em 2025 o menor desemprego já registrado

Dezenove estados e DF têm em 2025 o menor desemprego já registrado


Da redação

Dezenove estados e o Distrito Federal encerraram 2025 com a menor taxa de desemprego já registrada pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, iniciada em 2012. O dado foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (20). No acumulado do ano, a taxa de desemprego nacional foi de 5,6%, também a mais baixa da série histórica.

Entre os estados com menores índices, destacam-se Mato Grosso (2,2%), Santa Catarina (2,3%) e Mato Grosso do Sul (3%). Rondônia, embora não tenha registrado queda em relação a anos anteriores, ficou entre os menores índices do país, com 3,3%. O Amazonas foi o único entre os recordistas que manteve o mesmo índice de 2024, 8,4%. Doze unidades federativas terminaram 2025 com desemprego abaixo da média nacional; outros 15 superaram o índice brasileiro.

A pesquisa aponta, ainda, grande disparidade na informalidade. Em 2025, o índice nacional foi de 38,1%, mas 18 estados ficaram acima desse percentual, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. No Maranhão e no Pará, por exemplo, a informalidade alcançou 58,7% e 58,5%, respectivamente.

Com relação à renda, o Distrito Federal concentrou o maior rendimento mensal do trabalhador, com média de R$ 6.320, bem acima da média nacional de R$ 3.560. Além do DF, outros oito estados – entre eles São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina – superaram a média brasileira.

Segundo o analista do IBGE, William Kratochwill, o desempenho histórico do desemprego em 2025 “decorre do dinamismo observado no mercado de trabalho, impulsionado pelo aumento do rendimento real”.