Início Distrito Federal DF atinge marca histórica na emissão de carteiras de identidade nacional

DF atinge marca histórica na emissão de carteiras de identidade nacional

Da redação do Conectado ao Poder

Com um aumento significativo na capacidade de atendimento, 19,8% da população já possui o novo documento.

Desde novembro de 2023, mais de 590,5 mil carteiras de identidade nacional foram emitidas no Distrito Federal, representando 19,8% da população local, um índice superior à média nacional de 14,2%, de acordo com dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Somente em julho, mais de 27,4 mil novas carteiras foram concedidas. Esse aumento se deve ao esforço da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) para ampliar a capacidade de atendimento, resultando em um aumento de cerca de 50% no volume de emissões mensais. “Antes, fazíamos uma média de 20 mil atendimentos por mês. Agora, com os investimentos realizados, conseguimos chegar a aproximadamente 30 mil emissões mensais”, afirmou Ruben Sérgio, diretor do Instituto de Identificação da PCDF.

A ampliação do serviço foi viabilizada pela contratação de novos profissionais para o atendimento. Mesmo com a expansão, a PCDF garante que todos os serviços de checagem e validação continuam a ser realizados apenas por papiloscopistas da corporação, o que assegura a integridade e a segurança do processo. “No DF, não sai nenhum documento com fraude. O controle da validade e da comparação biométrica é feito somente por policiais”, ressaltou Sérgio.

A emissão da carteira é acessível em unidades de atendimento que estão ligadas às delegacias de pronto atendimento e também nos postos do programa Na Hora, trazendo facilidade para a população. Segundo Sérgio, a descentralização dos serviços permitirá a expansão em mais postos no futuro.

Com a federalização do documento, estabelecida pelo Decreto nº 10.977/2022, a carteira de identidade nacional tornou-se o único documento oficial de identificação do cidadão, adotando o CPF como número de registro. Durante a emissão, a base de dados do CPF é consultada, possibilitando a atualização de informações, se necessário. Importante notar que o modelo antigo da carteira de identidade permanece válido até 2032.

Para solicitar a nova carteira de identidade nacional, é necessário estar com o CPF regularizado junto à Receita Federal e apresentar a certidão de nascimento ou de casamento atualizada, em via original ou cópia autenticada. O processo de emissão pode ser feito em um dos nove postos de identificação biométrica (PIB) da PCDF, que funcionam das 7h às 19h, sem necessidade de agendamento, por ordem de chegada. Além disso, a primeira via do documento é gratuita, enquanto a segunda via custa R$ 42, e a versão em cartão é oferecida por R$ 84.