Início Distrito Federal DF distribui preservativos em blocos de carnaval para prevenir ISTs

DF distribui preservativos em blocos de carnaval para prevenir ISTs

- Publicidade -


Da redação

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) realizou uma parceria com blocos carnavalescos para distribuir preservativos, gel lubrificante e autotestes aos foliões durante o carnaval, com o objetivo de prevenir infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Mais de 90 mil insumos estarão disponíveis no Espaço Acolher, instalado na Plataforma Monumental, próximo à Esplanada dos Ministérios, ao longo dos quatro dias de festa.

De acordo com Beatriz Maciel Luz, gerente de Vigilância de Infecções Sexualmente Transmissíveis da SES-DF, o Carnaval eleva a vulnerabilidade e o risco de ISTs. “Pensando nisso, nós adotamos medidas de saúde pública para fornecer orientações e serviços para a população que vai comparecer aos blocos, promovendo a saúde sexual e a prevenção”, afirmou.

A estratégia da SES-DF é baseada na prevenção combinada, que integra ações biomédicas, comportamentais e estruturais para reduzir novas infecções por ISTs como HIV, sífilis e hepatites B e C. A rede pública oferece testagem regular, vacinação contra HPV e hepatite B, além de profilaxias pré-exposição (PrEP) e pós-exposição (PEP) ao HIV.

Beatriz destaca a importância destes recursos durante o carnaval: “A testagem antes da folia é essencial, porque permite identificar IST mesmo sem sintomas e iniciar o tratamento rapidamente. Para prevenção do HIV, a PrEP é indicada para pessoas com maior risco de exposição e está disponível na rede. E, em caso de relação desprotegida ou outra situação de risco, a orientação é buscar atendimento para avaliação de PEP”.

Entre 2020 e 2024, o Distrito Federal registrou 3.838 casos de infecção pelo HIV e 1.177 casos de aids entre residentes. No mesmo período, o coeficiente de detecção de aids caiu de 8,5 para 5,3 por 100 mil habitantes, indicando estabilidade nos casos de HIV e redução na incidência de aids.