Da redação do Conectado ao Poder
Distrito Federal é a unidade da federação com maior índice de esclarecimento de homicídios dolosos, segundo pesquisa do Instituto Sou da Paz
O Distrito Federal alcançou o maior índice de elucidação de homicídios dolosos entre os estados brasileiros, resolvendo 90% dos casos registrados em 2022, de acordo com levantamento do Instituto Sou da Paz. O estudo aponta que, além do DF, os estados de Goiás e Mato Grosso do Sul também obtiveram índices elevados de resolução, com denúncias sendo formalizadas junto ao Ministério Público.
A pesquisa, intitulada Onde Mora a Impunidade?, utilizou dados obtidos junto aos ministérios públicos e tribunais de justiça das unidades federativas via Lei de Acesso à Informação. No total, foram contabilizados 22.880 homicídios dolosos no país em 2022, dos quais 8.919 resultaram em denúncias criminais até o final de 2023, demonstrando disparidades significativas nos índices de elucidação entre os estados.
Sandro Avelar, secretário de Segurança Pública do DF e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), atribui os bons resultados do Distrito Federal ao fortalecimento de políticas de integração. “O trabalho começou com a integração das forças de segurança, mas foi além, envolvendo também outros setores do governo e da sociedade”, explicou Avelar.
A pesquisa revela a importância da colaboração entre diferentes instituições e setores para aumentar a eficácia nas investigações e combater a impunidade. O desempenho do Distrito Federal é apontado como modelo para outros estados que buscam melhorar a taxa de resolução de crimes violentos no país.