Da redação
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, afirmou em suas redes sociais que a atuação integrada do poder público e o reforço no policiamento garantiram uma redução de 42,9% na média diária de ocorrências policiais durante o DF Folia no ano passado. O governador atribuiu o resultado à organização prévia, integração das forças de segurança e cuidado com a população durante as festividades.
Ibaneis anunciou que a mesma estratégia será mantida e ampliada em 2026, com segurança reforçada e estrutura organizada em todas as regiões administrativas do Distrito Federal. “Seguimos trabalhando para garantir um carnaval com respeito, convivência e proteção para todos”, destacou o chefe do Executivo local.
Além dos resultados positivos na segurança, o governador ressaltou a importância das campanhas de conscientização para o respeito e prevenção de crimes, principalmente contra mulheres. “Não é não. Assédio é crime e não tem espaço na folia. O carnaval é para todos, com segurança e dignidade”, disse.
Entre as recomendações direcionadas aos foliões, Ibaneis orientou que não se dirija após consumir bebida alcoólica e sugeriu a utilização de transporte público, aplicativos ou motorista da rodada. Ele também destacou a necessidade de atenção redobrada com pertences pessoais em locais de grande concentração.
A preocupação com a saúde também foi ressaltada. Para os dias de festa, a orientação do governo é manter a hidratação, boa alimentação e respeito aos limites físicos. Para 2026, a gestão do DF promete seguir investindo em organização, reforço de segurança e campanhas educativas, buscando um carnaval pautado pela alegria, responsabilidade e respeito.








