DF será contemplado com quase 50 bilhões do novo PAC

Por Sandro Gianelli

Rio de Janeiro (RJ), 11/08/2023 – O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva fala durante cerimônia de lançamento do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) No Theatro Municipal, no Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Pac

O governo federal anunciou o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). No Distrito Federal o investimento será de R$ 47,8 bilhões e abrangerá obras no BRT, metrô, rodovias e infraestrutura. Os destaques incluem expansão do metrô em Ceilândia, BRTs Eixo Sul e Norte, modernização do Metrô, novo Museu da Democracia e melhorias na BR-080.

Acessibilidade

A administração do Riacho Fundo II, anunciou que os trabalhos de construção das novas calçadas acessíveis já iniciaram, a obra está acontecendo na quadra QC 01, a previsão é de que a construção se estenda até a quadra QC 02. A obra visa melhorar a locomoção de pedestres, deficientes visuais, cadeirantes e demais pessoas com deficiências de locomoção.

Aprovação

Foi aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) o requerimento da senadora Damares Alves (Republicanos), para a realização de uma audiência pública que irá discutir sobre o aspecto econômico financeiro da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/2019, que propõe alterar o Sistema Tributário Nacional.

Tá falado

“Precisamos avançar com esse tema, mas não sem antes debatermos a repercussão da aprovação da mudança constitucional na economia nacional diretamente ligada à população de classe média e à população de classe baixa.”, pontuou Damares. 

Pensão para crianças e adolescentes 

A senadora Leila do Vôlei (PDT) teve seu relatório sobre o Projeto de Lei 976/2022 aprovado. O projeto busca criar uma pensão para crianças e adolescentes órfãos devido ao feminicídio. O texto passará pela análise da Comissão de Assuntos Econômicos e do Plenário do Senado. “A construção desse suporte financeiro é peça fundamental na engrenagem de um sistema capaz de proporcionar um futuro seguro a essas crianças”, disse Leila.

Lutar não é crime

Brasília foi palco do evento “Lutar Não é Crime”, que aconteceu nessa última quinta-feira (10), em apoio às deputadas de esquerda ameaçadas de cassação. Após a votação do projeto Marco Temporal, o Partido Liberal (PL) entrou com um pedido de cassação do mandato de 6 deputadas. A argumentação da direita é de que os parlamentares ofenderam o deputado Zé Trovão (PL), durante a votação do projeto de lei 409/07. Erika Kokay (PT/DF), Juliana Cardoso (PT/SP), Sâmia Bomfim (PSOL/SP), Célia Xacriabá (PSOL/MG), Fernanda Melchionna (PSOL/RS) e Talíria Petrone (PSOL/RJ) irão enfrentar processos de cassação de seus mandatos no Conselho de Ética na Câmara dos Deputados. “Não vamos esmorecer, apesar desses ataques de violência política de gênero”, afirma a deputada federal Juliana Cardoso (PT-SP).

Crescimento

A indústria goiana registrou um crescimento de 1,8% em junho, comparado a maio, alcançando o quinto lugar no ranking nacional de 15 localidades pesquisadas. Segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM-PF) divulgados pelo IBGE, mostram também um aumento de 4,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), destaca o dado como reconhecimento da força do estado. “Goiás hoje cresce num patamar de 6,6%, ao ano, superior ao Brasil, que cresce apenas 2,9%, e está numa fase que ninguém consegue competir conosco pela eficiência e produtividade dos nossos resultados que tem sido muito acima da média”, pontuou Caiado.

Jovem do futuro 

A secretária do Entorno, Caroline Fleury, intermediou encontro entre o superintendente da Criança, Adolescente e Juventude da Seds, Ricardo Gonçalves, e secretários municipais de Desenvolvimento Social da região. Participaram também as primeiras damas Marli Alves Lessa de Cidade Ocidental, Andressa Franciele Rodrigues de Padre Bernardo e Lilian Kelly de Planaltina Goiás. Na ocasião, Ricardo Gonçalves anunciou ampliação do programa Aprendiz do Futuro, com previsão de 10 mil vagas até o próximo ano. “Foi uma oportunidade única reunir os interesses do Entorno na área social em um só lugar, trabalhando as conexões e integrações entre os municípios”, destacou Caroline. 

* Sandro Gianelli é consultor em marketing político, especialista em pesquisa de opinião pública, jornalista e radialista. Escreve a Coluna do Gianelli para o portal Conectado ao Poder e apresenta o Rota Atividade, de segunda à sexta, das 6h às 8h, na rádio Atividade (107,1 FM).

Envie uma mensagem para o WhatsApp (61) 98406-8683 caso você tenha alguma notícia relacionada aos bastidores da política e queira vê-la na Coluna do Gianelli.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui