O dia 1° de julho foi instituído como Dia da Policial Militar Feminina no DF através de Lei de Hermeto, sancionada em 2019
O deputado distrital Hermeto (MDB) realizou nesta segunda feira (19) uma Sessão Solene em homenagem ao dia da policial militar feminina do Distrito Federal, que é comemorado no dia 1° de julho, a data foi instituída através da Lei nº 6.285/2019 de autoria de Hermeto.
“A mulher hoje ocupa dentro da corporação um lugar de muita importância, ela leva sua sensibilidade, sua competência e sua força para a tropa. E merece o reconhecimento por todo seu esforço e dedicação. A criação desta data nada mais é do que um reconhecimento ao trabalho imprescindível que essas mulheres realizam na segurança pública do DF, parabéns a todas!”, disse Hermeto.
A Tenente Coronel Larissa integrou a mesa de autoridades, discursou em nome das mulheres da corporação e relatou como se sente. “Estou muito feliz de estar aqui, agradeço ao deputado Hermeto pela iniciativa. O impacto da presença da mulher na corporação nestes 40 anos é notório e indiscutível”, disse Larissa.
O evento aconteceu no Plenário da Câmara Legislativa do DF, às 9 horas e contou com a presença de policiais militares femininas oficiais e praças que receberam Moção de Louvor. Também marcaram presença a secretária de Justiça Marcela Passamani, a Secretária da Mulher Gisele Ferreira, o Secretário Adjunto de Estado de Governo Valmir Lemos de Oliveira e outras autoridades.
A mulher na Polícia Militar
Ao longo dos anos as mulheres policiais se superam cada vez mais na busca de seu espaço. Mesmo atuando num universo predominantemente masculino, elas conseguiram quebrar as velhas barreiras culturais no que diz respeito à natureza do seu ofício e fazem valer suas escolhas profissionais.
No dia 1º de julho, comemora-se o dia da policial militar feminina no Distrito Federal. Instituída em julho de 2019 pela Lei nº 6.285/2019 de autoria do deputado distrital Hermeto (MDB), a data é um marco de grande representatividade refletindo a importância da presença da mulher dentro da tropa.
A data foi escolhida em homenagem à primeira turma de mulheres que ingressaram na Polícia Militar do Distrito Federal, em 1° de julho de 1983 para somar junto as fileiras na segurança e paz social, somente a partir de 1985 tornou-se possível para as mulheres terem acesso ao oficialato da PMDF.
Após 36 anos da inclusão da mulher na Polícia Militar, existem policiais femininas nas mais diversas especialidades da PMDF, onde foi nomeada em 2019 a primeira comandante feminina para o Comando Geral da Polícia Militar do Distrito Federal, Coronel Sheyla, confirmando que as mulheres possuem sensibilidade e capacidade para ocupar todos os cargos militares.
Fonte: Ascom Hermeto