Dia Nacional do Cerrado: A “caixa d’água” do Brasil implora por socorro

- Publicidade -

Por Luciano Lima

Hoje, 11 de setembro, é o Dia Nacional do Cerrado e precisamos tratar do bioma, que é o segundo maior da América do Sul, com a realidade e o respeito que ele merece. E sejamos honestos: a realidade não é nada animadora.

O Cerrado é um bioma único e que abrange os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí, Bahia, Maranhão, São Paulo e o Distrito Federal, além de estar fragmentado em vários outros estados. É no Cerrado que nascem 8 das 12 principais bacias hidrográficas do Brasil. Destaque para as bacias Tocantins-Araguaia, São Francisco, Paraná e Amazônica. Ou seja, é um bioma de imensa biodiversidade. O BERÇO DAS ÁGUAS IMPLORA POR SOCORRO!

Só de janeiro a abril deste ano, 2133 km² do Cerrado foram perdidos, um aumento de 17% em relação a 2022, ou seja, temos 38% a menos do bioma que possui um dos maiores conjuntos de espécies animais do planeta.

É preciso um esforço coletivo para conservar e proteger as áreas remascentes do Cerrado, com uma maior proteção e fiscalização das terras indígenas, ampliação da conservação em áreas privadas e o reconhecimento territorial ocupado por comunidades tradicionais.

É preciso que a expansão agropecuária e o poder público encontrem e ampliem os caminhos do diálogo e da tecnologia para melhorar o planejamento socioambiental. É urgente entender que a capacidade do solo em absorver água das chuvas está sendo comprometido. E não se engane: a destruição do Cerrado tem impactos catastróficos e diretos na preservação de outros biomas brasileiros. A “CAIXA D’ÁGUA” DO BRASIL IMPLORA POR SOCORRO

Já imaginou não podermos mais encontrar animais como a Anta, a Onça-Pintada, a Onça-Parda, a Capivara, o Cachorro-do-Mato, o Lobo-Guará, o Tatu-Bola, o Tatu-Canastra, o Cachorro-Vinagre, a Lontra, o Veado-Campeiro, a Preguiça e várias espécies de abelhas, cobras e macacos? As modificações e interferências do homem, sem cuidado e planejamento, podem levar à extinção de vários animais. Alguns destes, citados no texto, já não são mais vistos com tanta frequência no Cerrado.

O Cerrado é, sem sombra de dúvida, o bioma mais degradado do país. É um dos mais ameaçados do mundo. Sem a sua preservação, até o abastecimento de água potável em todo o país pode ser comprometido. O BERÇO DAS ÁGUAS IMPLORA POR SOCORRO!

*Luciano Lima é historiador, jornalista, radialista, trilheiro e apaixonado pelo Cerrado.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui