Início Distrito Federal Distrito Federal completa um ano sem casos de raiva animal, destaca Celina...

Distrito Federal completa um ano sem casos de raiva animal, destaca Celina Leão

Da redação do Conectado ao Poder

Vice-governadora reforça importância da vacinação obrigatória em áreas de risco e alerta pecuaristas sobre atualização dos rebanhos até 15 de junho

A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), anunciou que a capital federal completou mais de um ano sem registro de casos de raiva em bovinos, bubalinos e equídeos. A informação foi divulgada em suas redes sociais como forma de convocar os pecuaristas a manterem a imunização dos rebanhos e protegerem essa conquista. “Essa é uma conquista muito importante que não podemos abrir mão”, afirmou.

Celina destacou que a vacinação antirrábica continua sendo obrigatória para rebanhos localizados em áreas com risco de ataques de morcegos hematófagos, principais transmissores do vírus. A vacinação, segundo ela, é fundamental para a saúde pública e precisa ser informada durante o processo de atualização cadastral junto à Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF).

A Campanha de Atualização de Rebanhos no DF está em andamento e se estende até o dia 15 de junho. A ação integra o Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (Pnefa). Paralelamente, ocorre a campanha de vacinação contra a brucelose, uma doença infectocontagiosa que pode atingir animais e humanos.

“Contamos com a adesão de todos os criadores para mantermos a saúde dos rebanhos do DF, valorizando a produção local e protegendo a saúde pública da nossa cidade”, declarou a vice-governadora. A iniciativa visa garantir a segurança sanitária no campo e reforçar a confiança na agropecuária do Distrito Federal.