Da redação
Usuários do transporte público do Distrito Federal começaram a utilizar nesta quarta-feira (24) os novos ônibus elétricos da capital. A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) liberou os primeiros 12 veículos da frota de 90 ônibus entregues em maio, com circulação inicial em quatro linhas que partem da Rodoviária do Plano Piloto.
Para entrar em operação, os ônibus passaram por cadastro, licenciamento, vistoria, emplacamento e instalação de validadores no Sistema de Transporte Público Coletivo. Segundo a Semob-DF, o início do funcionamento se dá de forma gradual para garantir a adaptação dos veículos ao sistema e aos passageiros regulares dessas linhas.
As linhas contempladas nesta fase inicial são a 109.3, que liga a Rodoviária ao Setor de Autarquias Sul/Pátio Brasil pela Esplanada dos Ministérios; a 109.4, com percurso para a Esplanada dos Ministérios; a 108.5, com destino à Rodoferroviária via Setor Militar Urbano; e a 0.110, que atende a comunidade universitária e outros usuários que vão em direção à UnB.
A secretária Sandra Holanda informou que a liberação será feita progressivamente até que toda a frota esteja em operação. Segundo ela, as quatro linhas inaugurais devem atender aproximadamente 25 mil passageiros diariamente, representando uma etapa inicial da transição planejada pelo governo local.
Com a aquisição dos veículos elétricos, o Governo do Distrito Federal busca avançar na modernização e sustentabilidade do transporte coletivo. Importados da China pela empresa Piracicabana, os 90 ônibus devem beneficiar cerca de 70 mil passageiros por dia, em uma área que registra aproximadamente 281 viagens diárias.
Os novos ônibus são totalmente elétricos, possuem ar-condicionado, piso baixo, plena acessibilidade e sistema de câmeras. Segundo a Semob-DF, a operação dos veículos não gera ruído nem emissão de poluentes, com projeção de reduzir 615 toneladas de CO2 por mês, o que equivale ao plantio anual de mais de 120 mil árvores.





