Da redação
O apoio de Eduardo Bolsonaro à candidatura de André do Prado (PL), presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, ao Senado provocou uma crise familiar e política. O episódio aconteceu nos últimos dias, mobilizando Jair Bolsonaro e Michelle Bolsonaro, além de reacender divergências com o deputado Ricardo Salles (Novo).
Segundo relatos feitos a dirigentes do PL próximos a Michelle, Jair Bolsonaro demonstrou insatisfação ao descobrir que Eduardo articula, a partir dos Estados Unidos, apoio ao nome alinhado a Valdemar Costa Neto. O ex-presidente vinha defendendo como candidatos o vice-prefeito de São Paulo, Mello Araújo, e o deputado Mário Frias (PL).
A negociação para lançar André do Prado ao Senado envolveu também a participação do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e garantiu a Eduardo a primeira suplência. Eduardo Bolsonaro justificou a escolha afirmando que a ampla base de apoio municipal de Prado pode fortalecer um projeto nacional liderado por Flávio Bolsonaro.
A decisão gerou resposta imediata de Ricardo Salles, que manteve sua pré-candidatura ao Senado e criticou o grupo por “ceder ao Centrão”. Nas redes sociais, Salles e Eduardo Bolsonaro trocaram acusações, enquanto setores do bolsonarismo passaram a questionar a aliança com André do Prado, chamado de “pupilo de Valdemar”. Aliados de Tarcísio tentam dissuadir Salles de concorrer para evitar divisão do voto conservador.
Paralelamente, outro episódio reforçou o clima de divisão entre aliados de Jair Bolsonaro. Michelle Bolsonaro criticou publicamente uma possível aproximação do PL com Ciro Gomes no Ceará, repetindo posição que, em novembro, levou Flávio Bolsonaro a censurá-la e afastá-la de sua campanha naquele estado.
Essas divergências se somam a embates anteriores, como a disputa de Carlos Bolsonaro com aliados por vagas ao Senado em Santa Catarina. Conforme apurado, lideranças avaliam que, a poucos meses das eleições, o principal desafio do grupo bolsonarista é harmonizar interesses internos, antes de enfrentar a oposição ao governo Lula.







