Início Ciência e tecnologia Dong Nai investe em ciência, tecnologia e inovação para impulsionar crescimento econômico

Dong Nai investe em ciência, tecnologia e inovação para impulsionar crescimento econômico


Da redação

Dong Nai tornou-se a sétima cidade do país e está focando no desenvolvimento de ciência, tecnologia, inovação e transformação digital, de acordo com informações divulgadas pelas autoridades locais. A presença do Aeroporto Internacional de Long Thanh cria oportunidades para atrair projetos de alta tecnologia ligados ao conceito de cidade aeroportuária.

Segundo líderes do Ministério da Ciência e Tecnologia, a cidade deve priorizar a aplicação de tecnologia e inteligência artificial nos negócios, consolidar uma área urbana vinculada ao aeroporto com base em inovação digital e selecionar até dez principais desafios locais para serem solucionados por cientistas e empresas. O Comitê Popular da Cidade já emitiu decisões estruturando a arquitetura digital e de tecnologia da informação, estabelecendo diretrizes para um governo digital e cidades inteligentes, além de concluir a integração de sistemas administrativos ao Portal Nacional de Serviços Públicos e à plataforma VNeID.

Empresas como Viettel, MobiFone e VNPT firmaram acordos de cooperação com Dong Nai para impulsionar a transformação digital, segundo o vice-diretor-geral da VNPT, Ngo Dien Hy. “A VNPT está empenhada em acompanhar a cidade na construção de infraestrutura digital, no desenvolvimento da ciência e tecnologia, na inovação e na implementação de importantes plataformas de transformação digital”, afirmou Hy. O vice-presidente do Comitê Popular da Cidade, Le Truong Son, pediu coordenação entre órgãos e empresas para aprimorar a administração e ampliar os pilares do governo e da sociedade digitais.

A Resolução nº 16-NQ/TW, emitida pelo Politburo, e a recente aprovação da Lei de Desenvolvimento Urbano pela Assembleia Nacional determinam políticas destinadas a incentivar os setores de semicondutores, inteligência artificial, computação em nuvem e biotecnologia em Dong Nai até 2035, com visão para 2065. O município também projeta criar o Parque Tecnológico Digital de Long Thanh e a Zona de Inovação de Dong Nai, priorizando investimentos associados ao aeroporto.