Em decorrência de investigações e levantamento de vestígios cibernéticos, a Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos do DF – DRCC, deflagrou, entre os dias 13/08 a 15/08, na cidade de São Paulo, a Operação “Speed Racer”, a qual culminou na identificação e no indiciamento de um homem de 31 anos de idade, que vinha aplicando estelionatos pela internet na plataforma Instagram.
A operação contou com o fundamental apoio da Delegacia de Crimes Cibernéticos de São Paulo. O golpista anunciava pelo Instagram réplica de veículos em tamanho reduzido, conhecidos como mini-motores elétricos a combustão (mini-veículos), por valores abaixo de mercado para atrair as vítimas.
Destaque-se que, em regra, os referidos mini-veículos detêm elevado valor de mercado. Logo, o preço baixo atraia a atenção de compradores. Para destinar ainda maior credibilidade, o criminoso entrava em contato com as vítimas lhe encaminhando vídeos forjados (fake), mostrando cenas do processo de produção dos veículos que deveriam ser entregues. Em razão da fraude aplicada, o autor chegava a obter mais de R$ 10.000 (dez mil reais) por cada mini-veículo vendido.
O indiciado foi conduzido à Divisão de Investigações de São Paulo, oportunidade em que confessou que vinha simulando vendas de mini-veículos pelo Instagram. Foram apreendidos aparelhos celulares e computadores do indiciado.
Foram identificadas até o momento vítimas de São Paulo e do Distrito Federal do golpe aplicado pelo envolvido. O autor responderá pelo crime de estelionato com fraude eletrônica cuja pena máxima pode chegar até 08 (oito) anos de prisão.
Fonte: PCDF