Da redação
A deputada federal Celina Leão (PP) concedeu entrevista para o jornalista Sandro Gianelli, no último domingo (15), na Rádio Metrópoles (104.1 FM), e comentou sobre a nova regra eleitoral, fez uma análise sobre a disputa para o Senado, falou sobre seu trabalho para as mulheres, tendo em vista o diálogo com a esquerda, além de pontuar seu voto para presidente e avaliar o governador Ibaneis Rocha (MDB).
Qual é a sua visão sobre a nova regra eleitoral?
A nova regra foi criada para justamente o número de partidos diminuir, mas na primeira eleição ela é muito cruel, porque todos os partidos estão tentando montar uma nominata. A lógica está invertida, você olhava para o lado e todos os partidos estavam tentando montar nominata de federal e não davam conta, porque se pegar o número de eleitores, é limitado dentro do DF, não tem voto para esse tanto de candidato e isso acontece na mesma perspectiva para deputado distrital, então não vai ter voto para todo mundo que está aí.
Teremos deputados federais eleitos pelo 80/20?
As pessoas até agora não entenderam a lógica da nova eleição. Por exemplo, quem montou nominata em Brasília na expectativa de fazer 80/20, vai ficar sem deputado federal.
Como você observa a disputa para o Senado aqui no DF?
Nós temos duas candidaturas do campo centro-direita, de duas ex-ministras do presidente Bolsonaro, então em algum momento o diálogo tem que prevalecer, porque quem se beneficia do rompimento são os outros candidatos ao Senado, pelo lado da esquerda. Essa dificuldade do momento é até para ver quem tem tamanho realmente para estar no Senado, mas isso será decidido nas convenções.
Como é vista a questão do trabalho para as mulheres?
Eu tenho muito orgulho desse trabalho que eu consegui consolidar com as mulheres, porque eu sou uma deputada que sou fruto do meu trabalho, sempre me achei tão capaz quanto qualquer homem. Eu peguei uma pesquisa e observei que 64% do meu eleitorado é formado por mulheres e fiquei muito feliz, é muito legal quando uma mulher se enxerga em você. Acredito que a coroação desse trabalho veio quando eu fui eleita para coordenar a bancada federal das mulheres e estou podendo retribuir com muito carinho, com uma legislatura que teve aprovação recorde de número de projetos voltados para as mulheres, são 167 leis votadas para as mulheres.
Qual foi o projeto de lei mais desafiador?
Eu acho que o projeto de lei que foi mais difícil de avançar foi o que colocamos na lei de diretrizes básicas de uma semana de combate à violência doméstica dentro das escolas. Foi complicado porque ele tinha divergências entre a extrema direita e a extrema esquerda e no primeiro momento existia a preocupação da direita conservadora de que isso fosse uma forma de alienação de falar de gênero e não era isso, e por outro lado, a esquerda radical não queria que a gente mexesse na Lei Maria da Penha, mas nós conseguimos fazer várias reuniões e tirar um belíssimo projeto, que vai mudar a vida das mulheres.
Como é o diálogo com a esquerda para chegar nessas pautas?
Eu aprendi na minha vida pública que todas as pessoas têm algo de bom para contribuir. Eu tenho muita admiração por todas as deputadas da bancada que eu coordeno, elas têm muito respeito pelo meu trabalho e eu tenho tentado tratar todas elas com igualdade. Quando eu assumi a Bancada Feminina, várias deputadas da esquerda nunca tinham relatado nenhum projeto na Câmara e eu falei que a relatoria iria para todas e comecei a dividir e até o convívio entre esquerda e direita melhorou, a gente se uniu.
Seu voto para presidente vai para quem?
Eu vou de Bolsonaro. Ele foi o que mais sancionou leis para mulheres, foram 66 ao todo.
Como é sua avaliação ao governador Ibaneis?
Eu acredito que ele tem feito um bom trabalho. É o governador mais barato e produtivo do Brasil, ele não usa carro oficial, ele abriu mão do salário, ele não mora na residência oficial, mora na casa dele. Ibaneis trabalha muito e tem mudado a cara dessa cidade. Eu dou 9,5 para esse governo.
Envie uma mensagem para o WhatsApp (61) 98406-8683 caso você tenha alguma notícia relacionada aos bastidores da política e queira vê-lá na Coluna do Gianelli.
*Sandro Gianelli é consultor em marketing político, jornalista, colunista e radialista. Escreve a Coluna do Gianelli, de segunda a sexta, para o portal Conectado ao Poder e para o Jornal Alô Brasília e apresenta um programa de entrevistas, aos domingos, das 9h às 11h, na rádio Metrópoles – 104,1 FM.
Parabéns deputada Celina Leão, sempre a achei muito sensata e humanitária. Que a senhora continue batalhando pelo direito das pessoas, bem como defendendo as mulheres..
Como é gratificante ter uma parlamentar tão atuante, e ao mesmo tempo tão conectada com as pautas mais importantes em favor da população. Parabéns deputada Celina Leão pelo seu empenho e trabalho. Te acompanho e vejo pelos stories e demais plataformas o quanto vc trabalha. Resumindo : dedicação, empenho e comprometimento com o povo. Que Deus alargue cada vez mais as suas tendas. Parabéns Sandro e ao Metrópoles . Jornalismo sério e de qualidade.