Da redação
O presidente nacional do PT, Edinho Silva, afirmou que a popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está sendo afetada por casos de corrupção em diferentes setores públicos, como o envolvendo o Banco Master. Segundo Edinho, mesmo sem relação direta comprovada entre Lula e os casos, o ambiente de denúncias prejudica a avaliação do governo. “Esse ambiente de corrupção atinge o governo e claro que o presidente Lula paga um preço por esse desgaste que a política vive”, declarou Edinho no programa Canal Livre, da Band.
A fala ocorre em meio à divulgação da pesquisa Datafolha de 11 de maio, mostrando piora na avaliação do governo. A proporção dos eleitores que avalia a administração Lula como ótima ou boa caiu de 32% para 29% entre março e abril, enquanto os que consideram ruim ou péssima permaneceu em 40%. A avaliação regular subiu de 26% para 29%.
O levantamento entrevistou 2.004 brasileiros com mais de 16 anos em 137 cidades, entre 7 e 9 de abril de 2026, com margem de erro de dois pontos percentuais.
No Nordeste, região historicamente ligada a Lula, também houve queda no apoio ao presidente. Pesquisa Datafolha de fevereiro aponta redução de 49% para 33% dos que consideram o governo ótimo ou bom, o pior índice de seus mandatos. O estudo ouviu 2.007 eleitores em 113 cidades, nos dias 10 e 11 de fevereiro, com margem de erro de dois pontos percentuais.
Apesar disso, Edinho Silva acredita que o cenário eleitoral deve melhorar para Lula até as eleições. Segundo ele, “pesquisa é fotografia do momento”, e espera que com o avanço da campanha, a sociedade passe a distinguir as reais responsabilidades pelos casos de corrupção.






