Eduardo Cunha enviando emenda parlamentar?


Da redação

O prefeito de João Pinheiro (MG), Gláucon Cardoso (Novo), gravou um vídeo para agradecer ao ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (Republicanos), pelo suposto envio de uma emenda parlamentar ao município. No vídeo, Gláucon se dirige diretamente a Cunha: “Alô, doutor Eduardo Cunha, aqui é Gláucon, prefeito de João Pinheiro, passando para…”.

Entretanto, Eduardo Cunha atualmente não ocupa nenhum mandato eletivo e, portanto, não poderia enviar emendas parlamentares. Cunha teve seu mandato de deputado federal cassado e está sem prerrogativa para apresentação deste tipo de recurso.

O caso gerou estranheza, já que apenas deputados e senadores em exercício têm autorização para destinar emendas aos municípios. A fala do prefeito, ao associar o envio de verba pública a Cunha, chamou a atenção nas redes sociais e no meio político.

Até o momento, não há esclarecimentos sobre o motivo da menção ao nome de Eduardo Cunha ou se houve algum intermediário no processo de liberação de recursos. A situação segue sem explicações oficiais por parte do prefeito Gláucon Cardoso ou do próprio Cunha.

A repercussão aumentou após publicação do vídeo, levantando dúvidas sobre a regularidade do procedimento e o real responsável pelo envio da possível verba para João Pinheiro.