Da redação
A corrida eleitoral de 2026 na região Norte está marcada pela movimentação de líderes tradicionais que tentam manter influência diante do avanço de novos nomes. Em estados como Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Pará e Tocantins, a disputa é guiada por dinâmicas locais e pelo peso das máquinas políticas, com pouca polarização nacional. Governadores sem possibilidade de reeleição apostam em aliados, enquanto a oposição busca se organizar em cenários ainda fragmentados.
No Acre, Alan Rick (União Brasil) lidera pesquisas para o governo, seguido por Tião Bocalom (PL), Mailza Assis (PP) e Thor Dantas (PSB). Para o Senado, o destaque é o atual governador Gladson Cameli (PP), com concorrência de Márcio Bittar (PL), Jorge Viana (PT), Jéssica Sales (MDB) e Mara Rocha (Republicanos). No Amapá, Clécio Luís (União Brasil) tentará a reeleição com apoio de diferentes espectros. Na oposição, Dr. Furlan (MDB), prefeito de Macapá, busca se consolidar. Randolfe Rodrigues (PT) deve disputar o Senado com apoio governista, enquanto Lucas Barreto (PSD) é nome cotado entre centro e direita.
No Amazonas, Omar Aziz (PSD) é forte nome para o governo estadual em 2026, com concorrência de Maria do Carmo Seffair (PL), David Almeida (Avante) e Tadeu de Souza (Avante). Para o Senado, são mencionados Eduardo Braga (MDB), Plínio Valério (PSDB), Marcelo Ramos (PT) e Capitão Alberto Neto (PL). Em Rondônia, Dr. Fernando Máximo (União Brasil) desponta, ao lado de Marcos Rogério (PL), Adailton Fúria (PSD) e Confúcio Moura (MDB). Para o Senado, disputam Confúcio Moura, Bruno Scheid (PL), Silvia Cristina (PP) e Coronel Marcos Rocha (União Brasil).
Em Roraima, os favoritos ao governo são Arthur Henrique (MDB), Teresa Surita (MDB) e nomes como Edilson Damião (Republicanos) e Soldado Sampaio (Republicanos). No Senado, destacam-se Chico Rodrigues (PSB), Mecias de Jesus (Republicanos), Antonio Denarium (PP) e Helena Lima (MDB). No Pará, Helder Barbalho (MDB) atua para manter o controle estadual, com a vice Hana Ghassan (MDB) como principal aliada. Daniel Santos (PSB) faz oposição, enquanto Barbalho também é cotado ao Senado, em disputa com Delegado Éder Mauro (PL), Celso Sabino (União Brasil) e Zequinha Marinho (Podemos).
No Tocantins, a senadora Dorinha Seabra (União Brasil) lidera as pesquisas para o governo, tendo Laurez Moreira (PSD) como principal nome da oposição. O atual governador, Wanderlei Barbosa (Republicanos), é cotado para o Senado, onde também devem concorrer Eduardo Gomes (PL), Irajá Abreu (Podemos), Alexandre Guimarães (MDB), Vicentinho Júnior (PP), Carlos Gaguim (União Brasil) e o ex-técnico Vanderlei Luxemburgo (Podemos).






