A deputada distrital Eliana Pedrosa está há quatro anos na estrada para viabilizar uma candidatura ao Palácio do Buriti. Andou por todas as cidades do Distrito Federal. Fez reuniões, denunciou problemas e criticou o governo. Foi e ainda é a principal voz de oposição na Câmara Legislativa. Trocou até de partido para consolidar a disputa contra o governador Agnelo Queiroz (PT). Eliana se elegeu pelo DEM, passou pelo PSD e embarcou no PPS, onde recebeu a garantia de que será candidata. Montou um grupo político, atraiu lideranças de outros partidos como o DEM e o Solidariedade. Contratou até marqueteiro e ampliou sua assessoria de comunicação, estendendo também aos blogs. Tudo isso ainda não a fez competitiva. Hoje, tem uma das candidaturas menos falada. E índices medianos nas pesquisas.
Bem posicionada
Eliana chegou no final do segundo semestre de 2013 bem posicionada. Com chances reais de vitória. O que pegou para Eliana foi o retorno do ex-governador José Roberto Arruda (PR) ao cenário político. Os dois disputam o mesmo eleitorado. E nesse caso Arruda leva melhor.
Sem Arruda
Para o projeto de Eliana vingar, é preciso que Arruda saia do páreo. Seja impedido. Então a deputada volta a ter papel de protagonista na disputa eleitoral. Tende a conseguir mais apoios e crescer nas pesquisas de intenção de voto.
Com Arruda
No entanto, se acontecer o contrário e Arruda conseguir manter a candidatura ao Palácio do Buriti, Eliana deve sair do páreo. Pode encarar uma candidatura a vice ou ao Senado. O próprio Arruda havia feito um convite para Eliana compor a sua chapa.
Alternativas
Eliana tem a alternativa de fazer uma aliança com o senador Rodrigo Rollemberg (PSB). PPS e PSB estarão juntos na disputa federal. Ficaria mais fácil um acordo. Ou aderir a campanha de Pitiman (PSDB), que sofre do mesmo efeito Arruda e também pode ficar pelo caminho.
Cartada do PSB
Pré-candidato ao GDF, o senador Rodrigo Rollemberg (PSB) prepara o último ato para fechar a sua chapa. Ele vai oferecer a vaga de vice ao PSOL. O partido tem como nomes para a vaga Toninho do Psol e a a ex-deputada federal Maria José Maninha.
PSDB nas Cidades
Começou hoje (13), o PSDB nas Cidades, tendo à frente o deputado federal Luiz Pitiman. A primeira satélite escolhida para receber os dois ônibus do partido foi Ceilândia. O projeto tem como objetivo visitar todo o DF, ampliar a participação da população na política e ouvir sugestões para o plano de governo da sigla.
Fonte: Blog do Callado