“Em caso de segundo turno, antipetismo será a grande cartada de Bolsonaro”, avalia o cientista político Valdir Pucci

Da redação do Conectado ao Poder

O Podcast Conectado ao Poder, gravado semanalmente no estúdio da Rádio Federal e apresentado pelo jornalista Sandro Gianelli, recebeu o cientista político Valdir Pucci para uma conversa. Valdir trouxe o cenário da política estabelecido com as candidaturas de Lula (PT) e Bolsonaro (PL).

Embora quase todas as pesquisas eleitorais venham mostrando o petista na frente de Bolsonaro, Valdir mostra que as eleições não devem ser concluídas a partir desses levantamentos. “Pesquisa não é resultado eleitoral. Pesquisa é tendência, fotografia e cenário, ou seja, se eu pegar o cenário de hoje, eu tenho uma fotografia e esse cenário pode mudar com poucos dias, porque a gente não sabe o que pode acontecer até o dia das eleições, então mudanças são sempre possíveis”, disse.

Gianelli mencionou sua percepção da estratégia do voto útil para o crescimento dos candidatos. “Vejo que quem está fazendo o trabalho do voto útil com mais sabedoria é o Lula. Não vejo o Bolsonaro tentando desmobilizar os votos dos outros candidatos”, expressou.

Com a percepção, Valdir Pucci decifrou cada campanha. “São duas campanhas diferentes, com leituras diferentes. A leitura de Lula é conseguir voto útil para vencer no primeiro turno. O Bolsonaro basicamente precisa ir ao segundo turno e hoje, com o total de apoiadores que ele tem no país, ele vai ao segundo turno, a não ser que ocorra a questão do voto útil citada, mas isso acontece porque ele pretende atrair o centro, que não quer o PT, então, neste momento, Bolsonaro quer ir ao segundo turno, até porque ele sabe que é uma campanha que ele vai tentar se aproveitar do antipetismo, que será sua grande cartada no segundo turno”, explicou.

Confira a entrevista:

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui