Altas tarifas, demora, baixa qualidade marcam o dia-a-dia de quem precisa sair do Entorno para Brasília todos os dias
Na primeira visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Goiânia desde o início de seu mandato, o governador em exercício de Goiás, Daniel Vilela, destacou a parceria entre o Governo Estadual e o Governo Federal para a realização de obras de infraestrutura, especialmente na área de mobilidade. Vilela cobrou medidas concretas para resolver a situação crítica do transporte semiurbano no Entorno do Distrito Federal. “O povo do Entorno de Brasília vive uma situação dramática do ponto de vista do transporte . Quem determina e executa o serviço do transporte coletivo é ANTT uma agência que não tem como finalidade a execução das políticas públicas e sim a regulação e a fiscalização. Nosso governo já se colocou à disposição para que possamos criar um consórcio interfederativo”, afirmou Vilela.
A visita de Lula teve como destaque o lançamento de um trecho do BRT Norte-Sul, que agora conta com 60 novos ônibus adquiridos pelo Governo de Goiás. O sistema de transporte da Região Metropolitana de Goiânia, gerido pelo Governo de Goiás, é considerado um modelo de sucesso no país, sendo totalmente integrado e com tarifa única, congelada em R$ 4,30. “Nosso objetivo é levar os avanços do sistema de Goiânia para a região do Entorno de Brasília”, destacou o governador em exercício, reforçando a necessidade de uma governança compartilhada entre os entes federados.
Para a secretária do Entorno do Distrito Federal de Goiás (SEDF-GO), Caroline Fleury, a fala pública do governador em exercício demonstra mais uma vez o compromisso do Governo de Goiás em solucionar o problema. “Temos atuado fortemente no Grupo de Trabalho, formado pelo Ministério dos Transportes, fornecendo todos os dados necessários, para que saia uma solução definitiva, sólida e que garanta a dignidade para o usuário”, disse.
Desde o início de 2023, o governador Ronaldo Caiado apresentou uma proposta pública para integrar os diferentes entes e financiar o transporte na região. Apesar das resistências por parte da União, o diálogo avançou com a criação do Grupo de Trabalho composto pela ANTT, INFRA SA, Secretaria de Mobilidade do Distrito Federal, Secretaria Geral do Governo de Goiás e a Secretaria de Estado do Entorno do DF.
Fonte: Secretaria do Entorno do Distrito Federal | Governo de Goiás