A Radio Federal nasceu de um projeto que tínhamos chamado Federal Ground, um canal no Youtube que visava divulgar a cultura de BSB. Toda semana lançávamos um vídeo bem humorado entrevistando personalidades da cena musical, teatro, esporte e cultura em geral. O grupo era composto por 4 pessoas, Bruno Vocal, Natalia Tomczak, Brenno Voxx e eu. O projeto foi crescendo e fomos convidados a dar uma entrevista em uma Rádio Web do guara. A entrevista foi bem aceita e fomos convidados a fazer um programa semanal na Rádio, o programa Federal Ground. Fizemos apenas 1 programa. Na época a Rádio estava sendo vendida e tentamos compra-la, mas as negociações não deram muito certo. Então liguei para o Brenno e propus que montássemos a nossa rádio, a então, Rádio Federal Ground. Ele topou, sentamos, colocamos tudo na ponta do lápis e demos inicio ao projeto que teve estreia no dia 26 de Janeiro de 2013. Pois e, a rádio tem apenas 1 ano. É nova, mas com muito trabalho ela tem crescido rapidamente.
Qual o propósito de criação da rádio?
A Rádio visa um outro tipo de comunicação, onde o conteúdo estaria em primeiro lugar. Nós queremos parecer com uma rádio convencional, porem com um conteúdo diferenciado onde a música se tornaria apenas uma vírgula na programação. Hoje a musica tem fácil acesso na internet, baixo e coloco no meu iPod e pronto. Queremos então, mostrar o que Brasília tem de melhor. Conseguimos trazer para a rádio excelentes programas já existentes nas rádios como o Papo Firme do Luciano Lima, o QG do Samba do Sambista Potoka e o Cult22 apresentado há 20 anos pelo Jornalista Marcos Pinheiro que mais tarde se tornaria o Programa Mundo Rock. Estes programas trazem conteúdo, entrevistas e fomenta a cena de Brasília.
A rádio web já é um caminho pavimentado? Existe resistência daqueles acostumados com o dial?
A rádio web é um novo caminho para comunicação. Há um degrau a ser conquistado a cada dia. Acredito que estamos vivendo uma revolução, tal qual foi a revolução industrial. As mídias sociais e a internet em si têm transformado a vida das pessoas, o modo de viver, o convívio com outrem, até a forma de namorar esta diferente. Contudo, qualquer pessoa é um emissor de conteúdo, basta um smartphone na mão. Nunca na historia deste país, como diria o poeta, se viu tal movimentação. A internet motivou protestos, campanhas, denuncias e transformara estas eleições. O que fazemos e dar a pessoas com conteúdo a oportunidade de segmentar seu publico. Transformamos e ensinamos artistas e pessoas com conteúdo a serem radialistas, a conseguirem transmitir de forma direcionada seu conteúdo.
Qual a estratégia da Rádio Federal para alcançar mais gente?
Após um ano de rádio, meu sócio Brenno teve que tocar novos projetos, fiquei sozinho na direção da rádio, é claro que conto com a ajuda de todos, pois a rádio é uma empresa no seguimento startup, cada pessoa envolvida com a rádio, seja o radialista, seja o operador ou até mesmo o convidado esta voltado para atingir seu publico. Cada pessoa que passa pela rádio deixa pelo menos 10 likes na fanpage da rádio, deixa seu publico seguindo a rádio no twitter, marca a rádio no instagram ou compartilha o post no google+, e assim vai… Este modelo agrega novos segmentos e é por este motivo que a rádio não tem um segmento definido, como rock, samba e etc. Os programas são pontuais, o publico deste programa e pontual. Ele ouvira o que mais gosta naquele momento, ou buscara seu podcast, sua reprise. Este publico acaba conhecendo a rádio e seus demais programas e pontuando os outros programas. Além disso, temos ações promocionais e apoiamos grandes eventos em Brasília.
Quem faz parte e como é o funcionamento da Rádio Federal?
A rádio esta 24h no ar com playlist direcionadas. A partir das 8h da manhã, as playlists viram programas musicais, como: 1h do melhor da MPB, o melhor do Pop Rock, clássicos dos anos 80, as reprises dos programas ao vivo e assim vai… Os programas geralmente começam a tarde, mas todos os dias tem programa ao vivo. Além de mim na direção e operação, Plínio Perru é técnico de som e trabalha na operação. Mas todos ajudam de alguma forma, como o Radialista Mario Kenps, que além de tocar seu programa Light Hits, opera o programa Enerdizando. Hoje temos o Jornalista e produtor Cristiano Porfirio; Gustavo Vasconcelos da GRV produções e Cristiane Dias produtora do Forro Ispilicute; a Prefeita do Setor Comercial Norte Regina Lacerda; o Radialista, Jornalista e Historiador Luciano Lima; o consultor de Marketing Político e Blogueiro Sandro Gianelli; o jornalista Eldo Gomes do site Acontece Brasília; o ator e stand-comedy Hugo Veiga; o produtor Alessandro Alvaro; o Jornalista Marcos Pinheiro; o quadrinista Nestablo Ramos; o produtor e sambista “Potoka” e a publicitária Graziela Morais.
Qual a programação atual da rádio? (Aqui, gostaria da relação de programas e uma breve descrição dos principais)
Segunda 20h às 22h – Programa Na Rota do Rock com Cristiano Porfírio – Musicas e entrevistas sobre o cenário do Rock
Segundas das 22h às 00h – Programa Nordeste Mix – Tudo sobre a cultura Nordestina com apresentação de Gustavo Dias e Cristiane Dias
Terça 16h às 18h – Programa Visão de Negócios com Regina Lacerda – Empreendedorismo com entrevistados especiais.
Terça 20h às 22h – Programa É Papo Firme com Luciano Lima, interatividade, entrevistas com personalidades.
Quarta 20h as 22h – Programa Conectado ao Poder com Sandro Gianelli – Entrevistas com Políticos e tudo sobre a política atual.
Quinta 17h às 19h – Programa Acontece Brasília com Eldo Gomes. Talk Show sobre a cultura de Brasília.
Quinta 20h às 22h – Programa Falando Nisso, StandUp Comedy ao vivo.
Sexta 14h às 16h – Programa Aohh Buteco com Alessandro Alvaro – Musicas e agenda sobre o mundo Sertanejo.
Sexta 20h as 22h – Programa Mundo Rock com Marcos Pinheiro, musicas e curiosidades sobre o Rock pelo mundo além de agenda do rock pelo DF.
Sábado 10h ás 12h – Programa Enerdizando com Nestablo Ramos, tudo sobre filmes, desenhos, series, desenhos e a cultura Nerd.
Sábado 12h ás 14h – Programa Light Hits com Mário Kenps – Hits nacionais e internacionais
Domingo 12h às 14h – Programa QG do Samba com Potoka e J. Bonfim, o melhor do samba.
Domingo 15h às 17h – Programa Momento Eva – Entrevistas e dicas de moda e o mundo feminino.
Quais os outros produtos da Rádio Federal?
A Rádio Federal desenvolveu um produto chamado “Indoor” – Rádio Federal Indoor.
É comprovado que um ambiente sonoro adequado, criado para gerar um clima mais agradável pode aumentar as vendas em até 40%. Quando o cliente se simpatiza com a musica, fica mais tendencioso às compras. Foi pensando nisso que a Rádio Federal criou o sistema Rádio Indoor, que vai interagir diretamente com o lado emocional de seus clientes, proporcionando assim um clima favorável às compras, ao momento de descontração, ao bate-papo e até mesmo ao jantar a dois. A escolha da musica certa, fará com que alongue o tempo de permanência dentro do estabelecimento.
A Rádio Federal Indoor irá fazer uma pesquisa do arquétipo musical do seu ponto, criando uma rádio para o cliente, com a intenção de agradar seus frequentadores além de inserir todo o conteúdo que a empresa precisar, como spots comerciais, agenda, informes e etc. A ideia e trabalhar com a remetência musical, para que as pessoas, ao ouvir uma musica, lembrem do lugar onde ouviram, por isso o slogan é: Rádio Federal Indoor – A trilha sonora da sua marca.
Como o ouvinte pode acessar a rádio?
Alémdo site (www.radiofederal.com.br). E possivel baixar o aplicativo proprio da radio federal e ouvir diretamente no seu smartphone ou tablet. Trabalhamos com as duas principais plataformas, o IOS para quem tem um iPhone, que pode baixar o aplicativo na Apple Store, basta entrar e procurar radio federal. E o Android, para quem usa sansung, sony, alguns modelos de nokia, que pode ir na PlayStore e baixar de la…