Da redação do Conectado ao Poder

Entre o fim do ano passado até o começo deste ano, diversas escolas do DF passaram por reformas e reparos para melhor atender aos alunos e aos profissionais da rede de ensino no novo ano letivo, que se iniciou nesta segunda-feira (13). Foram feitos serviços nas redes elétrica e hidráulica, pinturas, reconstrução de banheiros e cozinhas, e substituição de piso, forro e teto.
De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (SEEDF), todas as unidades estão preparadas para receber os estudantes, embora não tenha condições de contabilizar quantas passaram por reformas, já que algumas melhorias são feitas pelas próprias unidades, com recursos do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF).
No Plano Piloto, a expectativa deste ano foi atender mais de 65 mil estudantes espalhados nas 108 escolas da região. Segundo a coordenadora regional, Regina de Brito, “estes reparos fazem com que os alunos se sintem mais inseridos no ambiente escolar, além de ser um estímulo para voltar às aulas”.
Em Sobradinho, todas as 25 unidades escolares também passaram por reformas. As melhorias garantem segurança e conforto aos mais de 14 mil estudantes matriculados na região administrativa.
Os resultados deste investimento estão sendo tão positivos à comunidade que a procura de vagas aumentou consideravelmente no CEM 2 de Sobradinho, por exemplo.
Além de trazer benfeitorias aos alunos, os profissionais não ficam de fora. No caso do CEF 17 de Taguatinga, os professores usufruirão de novas salas, com cozinha e armários, e de coordenação, essa última a ser inaugurada na quarta – feira (15).
A estrutura da escola também contou com pintura da fachada, reforma do telhado e instalação de uma manta térmica. “O plano de manutenção da Secretaria de Educação está nos dando uma ajuda muito grande, porque tem reforma que a gente não consegue com recursos da escola. É o caso do piso. O restante conseguimos com PDAF e emenda parlamentar”, completa a diretora.