Estacionamentos no Plano Piloto serão privatizados até 2025

- Publicidade -

Da redação do Conectado ao Poder

Objetivo é incentivar uso do transporte público, diz secretário de Mobilidade

Os estacionamentos no Plano Piloto de Brasília passarão por um processo de privatização até o final deste ano, com a cobrança pelo uso do espaço público prevista para começar no início de 2025. A informação foi confirmada pelo secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Zeno José Andrade Gonçalves, em entrevista ao programa CB.Poder.

Segundo Gonçalves, quase 60% da população do Distrito Federal se desloca diariamente para o centro da cidade, enfrentando dificuldades para encontrar vagas de estacionamento. “Esperamos que, com a privatização, as pessoas migrem para o transporte público. A arrecadação com a Zona Verde e a cobrança por hora será um benefício secundário”, explicou.

O projeto de privatização inclui as quadras residenciais, porém enfrenta questionamentos do Tribunal de Contas do DF. Apesar disso, o secretário se mostrou otimista quanto à aprovação e implementação da iniciativa. “Acreditamos que o Tribunal de Contas está maduro para aceitar o projeto. A cobrança deve começar no final deste ano ou início de 2025”, afirmou.

A cobrança será realizada por meio de dispositivos que leem as placas dos veículos, semelhante ao sistema utilizado no ParkShopping. “Esse modelo é interessante porque não agride o Plano Piloto. A empresa responsável pela gestão apresentará todos os detalhes”, destacou Gonçalves.

Além de prever uma receita anual de R$ 38 milhões, a expectativa é de que a medida incentive a utilização do transporte público, possibilitando a ampliação da oferta de linhas e a redução de subsídios às empresas de transporte. “Será um motivo de orgulho para Brasília ter um modelo assim funcionando”, concluiu o secretário.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui