Estado do Planalto Central | O DF tem que ter Municípios?

Da redação do Conectado ao Poder

Entrevistado pelo jornalista Sandro Gianelli, no programa Conectado ao Poder, da TV Cultura, o administrador da Candangolândia, Pablo Valente, comentou sobre a criação do Estado do Planalto Central. O Conectado ao Poder vai ao ar toda quarta-feira, as 23h, na TV Cultura, canal 5.1.

Gianelli cita que, caso a ação se concretize, Taguatinga deve ser a Capital. ” Quando tem discussões sobre a criação de novo Estado, com as Regiões Administrativas virando municípios, as pessoas sempre falam que a Capital tem que ser Taguatinga, que, se eu não estou enganado, tem a maior PIB da Região”, disse.

Pablo ressaltou que a questão vem desde a época de Benedito Domingos ” Benedito pensou, no passado, sobre o Estado do Planalto Central, com Taguatinga como Capital”, comentou.

Esta logística, para Gianelli, já era para ter sido resolvido há muito tempo. “Eu debato isso a quase uma década e, para mim, já passou da hora disso ocorrer. Não tem condições você deve ter, por exemplo, Taguatinga com mais de 300 mil habitantes e não ter um prefeito, um vereador e seus secretários”, expressou.

“A escola da política é um Município, com disputas internas dentro do partido, depois vem para vereador, mostra o trabalho, compõe governo de prefeito e começa a criar uma liderança local e depois vem a deputado distrital. Mas a política do DF é muito violenta, porque já vem direto para deputado distrital, sem falar que não tem nada de experiência no legislativo. Eu sou municipalista, a população ganharia bem mais”, falou Pablo Valente.

A eleição, no modelo em que o DF oferece, é desgastante. “Aqui no DF, para você conseguir ter um mandato, você perde uma, duas, três, para que, talvez na quarta vez, você consiga chegar ao Parlamento, então já passou da hora da gente discutir o Estado do Planalto”, completou Sandro Gianelli.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui