Da redação
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, afirmou neste sábado (14) que o estreito de Hormuz está aberto para todos, exceto para aliados dos Estados Unidos. Segundo Araghchi, “a passagem está bloqueada apenas para petroleiros e navios de inimigos e os aliados deles”, conforme declarou à mídia estatal iraniana. “Os outros navios têm passagem livre, mas podem optar por desviar por questões de segurança”, acrescentou o chanceler, observando que “ainda há muitos petroleiros e navios que estão passando pelo estreito”.
No mesmo dia, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, convocou outros países a enviarem navios de guerra para manter o estreito de Hormuz aberto à navegação, em meio à campanha iraniana de retaliação contra ataques americanos e israelenses.
O estreito de Hormuz é um ponto estratégico, por onde transita cerca de 20% do petróleo e do gás natural liquefeito comercializados mundialmente. O controle da passagem confere ao Irã grande poder de pressão sobre os Estados Unidos e seus aliados.
Em publicação na rede Truth Social, Trump declarou: “Os países do mundo que recebem petróleo pelo estreito de Hormuz precisam zelar por essa passagem, e nós vamos ajudar – E MUITO!” O presidente informou que os EUA vão coordenar esforços com outras nações para manter o canal “aberto e seguro”.
Trump ainda afirmou esperar que países como China, França, Japão, Coreia do Sul e Reino Unido enviem navios à região. Segundo ele, “os Estados Unidos bombardearão pesadamente a costa e continuarão a abater barcos e navios iranianos”.







