Nicolas Bon Nascimento gabaritou a prova promovida pela competição, que recebeu 2,5 milhões de inscritos.
A tarde de sábado (09) foi especial para o estudante da rede EduSesc Nicolas Bon Nascimento. Ele foi um dos 10 alunos do Distrito Federal a receber a medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A entrega do prêmio foi realizada no auditório do Museu Nacional da República, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2024).
Neste ano, a OBA recebeu mais de 2,5 milhões de alunos inscritos em todo o Brasil. Os participantes realizaram uma prova com 10 questões. Nicolas, que é aluno do 3º ano da EduSesc de Taguatinga Norte e estuda na instituição desde os 3 anos, gabaritou. “A escola nos avisou que teria a Olimpíada e eu me interessei. Gosto muito de física. Os professores nos preparam muito bem, com aulas e projetos sobre o tema. A prova tinha 7 questões de astronomia e 3 de astronáutica”, revelou o estudante.
O professor de física da EduSesc Nicholas Santos, que também foi condecorado, destaca que a medalha é fruto de aulas e projetos voltados à astronomia, em que os alunos participam desde pequenos. “Trabalhamos esse tema em vários projetos. Desde 2011, temos, por exemplo, o ‘De olho no Céu’, que é um incentivo à prática do estudo da astronomia. Então, estamos sempre incentivando os alunos a buscarem mais conhecimento sobre os mais diversos assuntos”, afirmou.
Além da OBA, alunos da EduSesc também foram premiados na Mostra Brasileira de Foguetes, competição realizada em setembro no Rio de Janeiro. A equipe de nove estudantes do ensino médio confeccionou seis foguetes à base de garrafas PET, bicarbonato de sódio e vinagre, unindo teoria, prática e muito trabalho em equipe.
Fonte: Sesc-DF