Da redação
Ministros, autoridades governamentais e especialistas de vários países se reúnem nesta quarta-feira, em formato híbrido, na Etiópia, para a 12ª Sessão do Fórum Regional Africano sobre Desenvolvimento Sustentável. O objetivo é acelerar a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) diante do progresso considerado abaixo do esperado no continente.
O evento, que atrai milhares de participantes incluindo representantes do setor privado, juventude, sociedade civil e parceiros internacionais, é organizado pela Comissão Econômica das Nações Unidas para a África (ECA), em cooperação com a Comissão da União Africana, o Banco Africano de Desenvolvimento e outras entidades. Um dos principais enfoques é unir estratégias em prol da Agenda 2030 e da Agenda 2063, sob o tema “Virando a Maré: Ações Transformadoras e Coordenadas”.
Segundo o secretário executivo da ECA, Claver Gatete, o encontro assume tom de “extrema urgência”. Ele afirma que “a África não pode se dar ao luxo de deixar passar mais um ano sem uma ação decisiva e coordenada sobre os Objetivos”. Gatete destaca que “o evento não é apenas um exercício de revisão, sendo um apelo para transformar compromissos em resultados concretos para o povo deste continente.”
Durante a programação, haverá uma revisão detalhada das metas ODS 6, sobre Água Limpa e Saneamento, e ODS 7, associado a Energia Limpa e Acessível. O evento busca acelerar ainda o progresso do ODS 9, que trata de Indústria, Inovação e Infraestrutura, do ODS 11, sobre Cidades Sustentáveis, e do ODS 17, relativo a Parcerias.
Espaços como Feira de Conhecimento e Laboratórios de Impacto estão previstos para permitir avaliações rigorosas e troca de experiências. Os resultados deverão influenciar decisões políticas globais em 2026 e moldar propostas da África para o próximo Fórum Político de Alto Nível da ONU em Nova Iorque.
Além disso, o fórum contribuirá na preparação para o marco de desenvolvimento sustentável pós-2030 e subsidiará outros encontros relevantes, como a Conferência da ONU sobre a Água, o Fórum Urbano Africano e o 13º Fórum Urbano Mundial. Dezenove países africanos devem apresentar suas Revisões Nacionais Voluntárias ao longo deste ano, utilizando o evento como plataforma regional para fortalecer essas iniciativas.






