Da redação do Conectado ao Poder
Guarda Janio, suplente de deputado federal, esteve no Programa Conectado ao Poder, da Rádio Atividade FM (107,1), e comentou sobre o desenvolvimento do seu Projeto conhecido como ‘não faça do trânsito uma arma’, que está previsto para voltar com mais força. O Conectado ao Poder vai ao ar, aos sábados, ao vivo, das 12h às 14h, na Atividade FM.
A campanha ‘não faça do trânsito uma arma’ é uma política pública desenvolvida por Janio que propõe melhorias na mobilidade urbana. “Onde não tem faixa de pedestre, quebra-molas, iluminação em frente à faixa, lutamos para colocá-las. Eu acredito que a vida humana tem que estar em primeiro lugar no trânsito, quem faz o trânsito é a gente e por isso, esta campanha vai às ruas com o intuito de somar. Ela é totalmente educativa”, explica.
“Por que a faixa de pedestre deu certo? Porque houve uma mobilização muito grande dos Órgãos do Governo, como a Segurança Pública, Detran, DER, Polícia Militar, que foram às ruas”, diz.
Além disso, ele afirma que, com a diminuição desta conscientização e a falta de mais faixas e semáforos em avenidas movimentadas, é necessário que haja uma mudança no trânsito para se ter uma educação maior entre os motoristas. “Hoje, muitas pessoas não atravessam na faixa e muito menos fazem o sinal de vida, por isso está tendo essa morosidade”. Ele continua dizendo: “Com tantos carros que têm no DF, em certos lugares não cabe só uma faixa de pedestre, é preciso um semáforo para as pessoas passarem, como a Avenida Hélio Prates, a Via Leste na Ceilândia. Então, é necessário que haja uma mudança no trânsito, a fim de se ter uma educação maior”, afirmou Guarda Janio.