Início Mundo EUA e Irã negociam em Doha retomada do tráfego marítimo e cessar-fogo...

EUA e Irã negociam em Doha retomada do tráfego marítimo e cessar-fogo em Hormuz


Da redação

Estados Unidos e Irã realizaram negociações técnicas em Doha, capital do Qatar, nesta quarta-feira (1°), visando um acordo sobre o tráfego marítimo no estreito de Hormuz e um cessar-fogo duradouro, conforme fonte com conhecimento direto das tratativas e uma autoridade iraniana. O vice-ministro das Relações Exteriores do Irã, Kazem Gharibabadi, informou pelo serviço estatal Irna que a reunião terminou com o compromisso de estabelecer até amanhã um canal de comunicação para reportar possíveis violações do memorando.

As conversas contaram com sessões entre principais negociadores e especialistas e se basearam em um acordo provisório de 14 pontos assinado no mês passado, que buscava interromper o conflito iniciado após ataques dos Estados Unidos e de Israel ao Irã em fevereiro e reabrir Hormuz. Segundo Gharibabadi, o Irã pretende obter reconhecimento internacional do controle sobre o estreito e o direito de cobrar taxas dos navios, mesmo que precise recorrer à força. Os norte-americanos, por sua vez, têm como prioridade garantir o livre fluxo do tráfego comercial na região.

O vice-presidente dos Estados Unidos, J. D. Vance, declarou que não pode garantir a ausência de novas operações militares, mas garantiu que Donald Trump orientou a busca de um acordo. “O presidente não enviará nossos militares de volta a menos que seja necessário, a menos que haja um propósito claramente definido para isso”, afirmou. Trump declarou à imprensa que a desnuclearização do Irã “está avançando bem”, embora não tenha detalhado o progresso.

Em paralelo às negociações no Qatar, o ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, afirmou que o Exército israelense permanecerá “indefinidamente” nas chamadas “zonas de segurança” no Líbano, na Síria e na Faixa de Gaza para proteger a população de “elementos jihadistas”. Katz reiterou que Israel responderá “com toda a força” caso seja atacado pelo Irã devido às operações em território libanês.