Evento Faça Bonito reforça importância do combate ao trabalho infantil e ao abuso e a exploração sexual em Santa Maria-DF

- Publicidade -


A cerimônia, que ocorre no dia 17 de maio de 2014, na quadra poliesportiva coberta do Centro de Ensino Fundamental 103 de Santa Maria, nos dois turnos com a participação de mais de 600 estudantes, tem por finalidade realizar o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, que foi criado a partir da aprovação da Lei Federal 9.970/2000 e também o “Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil” que é realizado no dia 12 de junho, instituído pela Lei Nº 11.542/2007.

A escolha deste importante dia para a realização deste evento, que é realizado no dia 18 de maio, foi criado por conta do assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória, Estado do Espirito Santo). Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune e é por este motivo que estamos aqui, por este e tantos outros motivos que ocorrem diariamente com crianças e adolescentes sem o devido conhecimento e sem poder se defender de malfeitores, que querem fazer o mal disfarçado de brincadeira.

O objetivo deste evento também, é sensibilizar e motivar uma reflexão d sociedade, sobre as consequências do trabalho infantil e a importância de garantir às crianças e aos adolescentes, o direito de brincar, estudar e sonhar. Vivências que são próprias da infância e que contribuem decisivamente para o seu desenvolvimento.

Neste evento ganha destaque por representar um chamado à conscientização sobre o abuso infantil. Essa campanha tem como objetivo principal, educar a sociedade sobre a gravidade dessa questão e suas consequências para crianças e adolescentes. Em um contexto em que, milhares de jovens sofrem calados, é essencial compreendermos o porquê dessa iniciativa e como ela pode efetivamente impactar vidas.

Esta inciativa surge como uma resposta à necessidade urgente de combater o abuso infantil, uma realidade alarmante em muitas sociedades ao redor do mundo. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, 61,4% das vítimas de estupro no Brasil têm até 13 anos (sendo 10,4% menores de 4 anos) e cerca de 70% dos agressores são conhecidos das vítimas.

Entender o impacto do abuso infantil vai além das estatísticas. As consequências psicológicas, emocionais e sociais podem ser devastadoras para as vítimas, afetando seu desenvolvimento e bem-estar ao longo da vida. Muitos sobreviventes enfrentam traumas profundos, dificuldades de relacionamento e até mesmo problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade.

A campanha Faça Bonito não busca apenas chamar a atenção para o problema, mas também promover a prevenção e o apoio às vítimas. Por meio de palestras educativas, divulgação de materiais informativos e ações de conscientização, a iniciativa visa criar uma rede de proteção em torno das crianças e adolescentes, encorajando a denúncia e oferecendo suporte às famílias afetadas.

Neste mês de conscientização, é imprescindível que cada cidadão faça a sua parte, seja ouvindo atentamente, oferecendo apoio ou denunciando casos de abuso infantil. Somente a partir do engajamento coletivo e da solidariedade será possível existir um mundo onde as crianças sejam verdadeiramente protegidas.

Este evento é mais do que uma campanha, é um compromisso com o bem-estar e a segurança das gerações futuras. O Secretário Geral da ANALC, idealizador e condutor do evento, Nathan Rodrigues ressalta: “ É por este motivo, que neste momento peço apoio dos nobres pares, para que possamos realizar este evento uma vez por mês, em cada escola de Santa Maria, para que possamos alcançar todas as crianças e adolescentes que necessita ter conhecimento para se proteger desse mal. Gostaria que frisar aqui o meu compromisso com a causa e
ao mesmo tempo lembrar a todos que é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos e da proteção dos nossos meninos e meninas”.

Participaram do evento estudantes, autoridades, integrantes das forças de segurança pública, professores, a Vice-Governadora do Distrito Federal, Celina Leão, a Primeira-Dama do Distrito Federal, Mayara Noronha, o Secretário Executivo da Secretaria de Estado de Atendimento Comunidade, Senhor Evaldo Rabelo, o Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (DF/TO),José Ribamar Oliveira Lima Junior.

Representando o Doutor Sandro Torres Avelar, Secretário de Estado de Segurança Pública do DF, o Excelentíssimo Senhor Jasiel Fernandes,
Subsecretário de Integração de Políticas Públicas da SSP-DF, o Promotor da Promotoria de Justiça de Defesa da Infância e da Juventude do MPDFT, o Comandante do 18º Grupamento de Bombeiro Militar de Santa Maria. MAJ QOBM Felipe Silva Gomes, o Coordenador da Coordenação Regional de Policiamento e Fiscalização de Trânsito Sul – COPOL SUL, Senhor Marrer Younes El Hafi, o Delegado Chefe da 33º

Delegacia de Polícia Civil de Santa Maria, Doutor Mario Henrique Garcia Jorge, o Conselheiro Tutelar e Coordenador do Conselho Tutelar de Santa Maria Sul, Senhor Ronaldo Vieira, o Coordenador Regional de Ensino de Santa Maria, Claudiney Formiga, o Comandante do CIAB, Centro de Instrução e Adestramento de Brasília Alte Domingos de Mattos Cortez, da Marinha do Brasil. CMT MARCIO ABREU CALDAS, o Delegado o 1º Distrito Regional da PRF, Joilson Silva, o Comandante do 26º Batalhão de Polícia Militar de Santa Maria. TC QOPM Anderson de Sousa Braga, o Diretor do Centro de Ensino Fundamental 103 de Santa Maria. André Luiz Henrique da Silva, o Evandro Tomaz de Aquino – Subsecretário do Sistema de Defesa Civil do Distrito Federal.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui