Início Eleições Ex-ministros do TSE reforçam equipe jurídica da campanha de Lula à reeleição

Ex-ministros do TSE reforçam equipe jurídica da campanha de Lula à reeleição


Da redação

A equipe jurídica da campanha à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi ampliada para fortalecer a estratégia eleitoral. Segundo informações da coordenação da campanha, o grupo passou a contar com os irmãos Henrique Neves e Fernando Neves, ambos ex-integrantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A decisão foi tomada por Angelo Ferraro, coordenador-geral do jurídico, que também trouxe novos profissionais para atender às solicitações eleitorais durante a disputa.

Henrique Neves atuou como ministro substituto no TSE a partir de 2008 e ocupou vaga efetiva entre 2012 e 2017. Fernando Neves integrou o Tribunal entre 1997 e 2004. Além dos ex-ministros, integram o grupo Bruno Mendonça, Luiz Eduardo Peccinin, Michel Bertoni, Fábio Brito, Antônio Leonardo, Miguel Novaes, Raphael Carvalho e Rafael Carneiro, que também advoga para o vice-presidente Geraldo Alckmin.

A estrutura conta com frentes específicas de atuação. Pierpaolo Bottini ficará responsável pela área penal, enquanto Márcia Pelegrini e Alessandro Soares vão se dedicar à prestação de contas da campanha junto à Justiça Eleitoral. Segundo Ferraro, a equipe foi montada para abranger as demandas jurídicas do pleito em diferentes áreas.

De acordo com o coordenador, apesar da definição de algumas especialidades, a orientação principal é garantir atuação conjunta dos advogados, sem estabelecer uma divisão rígida das funções. Ferraro afirmou que o objetivo é manter o trabalho integrado em todas as frentes jurídicas do processo eleitoral.