Executivo Nacional sem credibilidade, afirma Cristovam

cristovam buarqueExecutivo sem credibilidade…

As últimas evoluções do caso Petrobras foram tão graves que levaram a uma queda radical da credibilidade do Poder Executivo, avalia o senador brasiliense Cristovam Buarque. O quadro só piora quando se percebe uma paralisia da cúpula do próprio Executivo. “Toda a direção da Petrobras renuncia, o que era mais do que previsível, e a presidente da República fica titubeante, sem um nome para indicar, quando deverá ter esse nome definido há seis meses”, espanta-se Cristovam.

…governo à deriva…

Para complicar, avalia Cristovam, o Congresso não está pronto a fazer sua parte. “O presidente do Senado, Renan Calheiros, abdicou da função ao se portar de forma arbritária e facciosa”, acusa. O senador culpa Renan por provocar uma crise interna no Legislativo justamente no momento em que o Executivo se mostra à deriva, incapaz de dar resposta rápida aos seus problemas.

…e Congresso desorientado

De acordo com Cristovam, Renan usou em benefício de seu grupo a falsa acusação, feita por ele mesmo a oposicionistas, de quebrarem a proporcionalidade de representação ao não votarem a favor de sua reeleição. Na verdade, diz Cristovam, a quebra de proporcionalidade poderia até existir em outras eleições — quando candidatos do PMDB enfrentaram senadores do PSOL ou do PDT. Não desta vez, quando o adversário de Renan era do próprio PMDB. Se isso fosse quebra de proporcionalidade, não precisaria haver eleição: bastaria o maior partido indicar um nome. Assim, se o Executivo se omite, o Legislativo se mostra desorientado.

Fonte: Jornal de Brasília – Coluna do Alto da Torre – Eduardo Brito

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui