Da redação
O exército libanês anunciou nesta quinta-feira (8) a conclusão da primeira fase do plano para desarmar o grupo pró-Irã Hezbollah na região entre a fronteira com Israel e o rio Litani, aproximadamente 30 quilômetros ao norte. Em comunicado, os militares informaram que agora controlam essa área ao sul do rio Litani, com exceção de territórios e posições ainda ocupadas por Israel perto da fronteira.
De acordo com o exército, as operações continuarão na região para remover munições não detonadas e explorar túneis supostamente escavados pelo Hezbollah. As Forças Armadas do Líbano prometeram adotar medidas para “impedir definitivamente que os grupos armados reconstruam suas capacidades”.
O Hezbollah, enfraquecido após a guerra com Israel que terminou com um cessar-fogo vigente desde novembro de 2014, se recusa a entregar as armas no restante do território libanês. Apesar da trégua e dos planos de retirada israelense, Israel mantém cinco posições militares perto da fronteira.
Desde novembro de 2014, o exército israelense lançou centenas de ataques contra alvos do Hezbollah e duvida da eficácia da operação de desarmamento liderada pelo Líbano. Israel também acusa o grupo de tentar se rearmar.
O governo libanês sofre pressão dos Estados Unidos para desarmar o Hezbollah. No domingo, o ministro das Relações Exteriores de Israel, Gideon Saar, elogiou os “esforços” de Beirute, mas afirmou que “estão longe de ser suficientes”.






