Da redação
A Força Aérea Brasileira (FAB) enviou à Venezuela, nesta terça-feira (30), um contingente de militares da Marinha e equipamentos para estruturar um hospital móvel, com o objetivo de reforçar o atendimento às vítimas dos terremotos que atingiram o país na última semana, segundo o governo federal.
De acordo com a FAB, o voo humanitário foi realizado por uma aeronave KC-30 do Esquadrão Corsário e decolou da Base Aérea do Galeão (RJ) às 12h10. A missão transportou também equipes de resgate, técnicos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), analisadores de espectro e equipamentos para localizar sinais de celulares sob escombros.
O capitão aviador Renan Herbert Picorelli Walter, comandante da aeronave, afirmou antes da partida de São Paulo: “Estamos decolando com destino a Maiquetía, na Venezuela, transportando 52 militares das Forças Armadas do Brasil e mais uma carga de 18 toneladas de remédios e medicamentos que a gente espera que confortem um pouco a situação dos nossos irmãos venezuelanos”.
O voo fez escala em Guarulhos (SP) para coletar cerca de 5,5 toneladas de insumos médicos fornecidos pelo Ministério da Saúde, entre medicamentos emergenciais e testes rápidos solicitados pelas autoridades venezuelanas. O Ministério das Relações Exteriores coordena a operação, que, segundo o governo, não impacta o abastecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil.





