Família é resgatada durante enxurrada em Suzano; Grande SP teve alagamentos e pessoas ilhadas


Da redação

A forte chuva que atingiu a região metropolitana de São Paulo na tarde de quarta-feira, 28, causou alagamentos e deixou diversas pessoas ilhadas. Segundo o Corpo de Bombeiros, foram realizados 54 atendimentos relacionados a enchentes em Suzano, Mogi das Cruzes, Poá, Itaquaquecetuba, Guarulhos e na zona leste da capital.

Em Suzano, choveu em três horas o equivalente ao volume esperado para sete dias, totalizando 63 milímetros. Na Avenida Mário Covas, policiais do 32º Batalhão de Polícia Militar resgataram uma família de cinco pessoas — um casal e três crianças — ilhada após o carro ser arrastado por uma enxurrada. As vítimas foram resgatadas sem ferimentos graves, segundo a PM.

Ainda em Suzano, uma pessoa foi arrastada por uma enxurrada enquanto tentava retirar um objeto de um veículo na Rua Cássia Francisco, no Jardim São Luiz. O Corpo de Bombeiros realizou buscas, mas, segundo a Defesa Civil, a vítima foi retirada da água com a ajuda de pedestres e recusou atendimento médico.

Em Mogi das Cruzes, choveu 95 milímetros em três horas, o que representa quase 12 dias do acumulado de janeiro, de acordo com a Defesa Civil. O município registrou cerca de 16 pontos de alagamento, uma residência com cômodo destruído e queda de árvores. Um alerta severo de chuvas intensas foi emitido às 15h10, mas não houve registro de vítimas até o fim da tarde.

Na capital, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) colocou as zonas Sudeste, Sul e Leste em estado de atenção e emitiu alerta de transbordamento para Itaim Paulista e São Miguel Paulista. Alagamentos chegaram a interromper a circulação da Linha 12-Safira da CPTM entre Jardim Romano e Engenheiro Manoel Feio, mas o serviço foi normalizado por volta das 19h.