Da redação do Conectado ao Poder
Entidade vê operação como estratégica para fortalecer economia do Distrito Federal

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) declarou apoio público à aquisição do Banco Master pelo Banco de Brasília (BRB). Em ofício enviado ao presidente da Câmara Legislativa, Wellington Luiz, a entidade destacou que a operação deve fortalecer a instituição financeira local e gerar impactos positivos para a economia do DF.
Segundo a Fecomércio-DF, que representa 27 sindicatos empresariais e mais de 242 mil CNPJs no Distrito Federal, a expectativa é que a análise da iniciativa pelo Legislativo confirme a compra. “A iniciativa fortalecerá o banco local e trará impactos positivos para a economia do Distrito Federal”, afirmou a federação.
Nos últimos seis anos, o BRB passou por um processo de transformação marcado pela adoção de novas tecnologias, aumento da base de clientes e expansão nacional. Atualmente, o banco atende cerca de 9 milhões de pessoas no DF e em outros 18 estados, acumulando ativos de R$ 68,8 bilhões. Entre 2019 e 2025, o lucro líquido recorrente superou R$ 1 bilhão, revertido em grande parte para o Governo do Distrito Federal.
De acordo com a entidade, esses recursos têm possibilitado a execução de políticas públicas em áreas como saúde, educação, segurança, mobilidade e infraestrutura. “Isso é bem-estar, dignidade e qualidade de vida para todos”, ressaltou o documento.
Para a Fecomércio-DF, a compra do Banco Master ampliará a competitividade do BRB e abrirá novas oportunidades de crescimento, diversificação e acesso a recursos especializados, inclusive internacionais. “A aquisição terá como efeito a criação de novas oportunidades de crescimento para o banco, assim como estimulará a diversificação e o acesso a recursos especializados”, diz o texto.
O ofício também destaca que a operação reforça o papel do BRB como indutor de desenvolvimento regional, com impacto direto na geração de empregos, distribuição de renda e estímulo ao empreendedorismo.
O presidente da Fecomércio-DF, José Aparecido da Costa Freire, ressaltou a importância da decisão da Câmara Legislativa para o futuro econômico do Distrito Federal. “O setor produtivo do DF conta com o compromisso e a sensibilidade do poder Legislativo no exame da compra do Banco Master”, declarou.
A federação reforçou que a aprovação da operação é um passo essencial para consolidar o BRB como banco nacional, competitivo e diversificado, mantendo seu foco no desenvolvimento do Distrito Federal e no atendimento à população local.




